Araxá sedia reunião Plenária do Crea-Minas

O encontro tem por objetivo aproximar ainda mais o Conselho da sociedade, promovendo o intercâmbio de informações entre os profissionais da região.

A cidade de Araxá recebe, nos dias 10 e 11 de maio de 2018, a edição itinerante da reunião Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). O evento, que é tradicionalmente realizado em Belo Horizonte, busca transmitir conhecimentos técnicos e aproximar os profissionais do Crea-Minas e a sociedade local.

O diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil Pedrinho da Mata, explica que a plenária pretende promover discussões visando a missão e valores do Crea-Minas, especialmente no que diz respeito à defesa dos interesses sociais e humanos, a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais. “A realização da Plenária no interior é uma forma de valorizar a produção de conhecimento e economia local. Esta iniciativa proporciona aos profissionais do Sistema Confea/Crea da região a oportunidade de conhecerem e participarem destas reuniões, ressaltando a ideia de um Crea para todos”, afirma o diretor.

Nesta edição, a pauta da Plenária seguirá o curso normal, com a discussão e aprovação da ata anterior, comunicados, relatos de processos e apresentação dos trabalhos de cada uma das oito Câmaras Especializadas, que são instâncias decisórias do Conselho e tem por finalidade apreciar e julgar assuntos relacionados à profissões de base tecnológica. A plenária contará com a participação de toda a diretoria, dos superintendentes e dos conselheiros do Crea-Minas nas discussões.

Segundo Pedrinho da Mata, a escolha de Araxá para essa edição da Plenária itinerante se deu graças ao desejo dos conselheiros do município em receber o evento e em função de Araxá ser uma cidade polo da mesorregião do Alto Paranaíba. Como parte das atividades da reunião, será realizada uma visita técnica nas instalações industriais da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), principal exploradora da mina de ferro-nióbio da região.

Seminário - Após a reunião da plenária, será realizado o seminário “Engenharia - Alavanca para o desenvolvimento” com o objetivo de discutir as demandas locais, tendo a engenharia como solução, além de mostrar a importância do trabalho técnico de profissionais no diagnóstico, elaboração de projetos e execução de serviços para melhor atendimento das demandas públicas.  O seminário será composto pelos painéis “Gestão ambiental na administração pública”, “Engenharia Pública na Gestão Municipal” e “NBR 15.575 - Edificações habitacionais – Desempenho”. Este último painel visa discutir a Norma Brasileira 15.575 que entrou em vigor em 2013 e, desde então, é exigida para novos projetos. A norma apresenta novas obrigações para incorporadores, projetistas, construtores, fornecedores de materiais, além de responsabilidades do usuário. “A visita técnica, o seminário e suas palestras são formas de fomentar e complementar as discussões que serão apontadas na plenária”, afirma Pedrinho da Mata.

O evento é aberto ao público. A inscrição e a programação completa podem ser conferidas no link http://www.crea-mg.org.br/index.php/comunicacao/cursos-e-eventos/eventos

Serviço:

Data: 10 e 11 de maio de 2018

Local: Tauá Grande Hotel - Rua Águas do Araxá, s/n, Barreiro, Araxá - MG

Publicidade