Prefeitura de Uberaba realiza diversas ações para reduzir fila eletrônica

Ações para reduzir a Fila Eletrônica, com o intuito de reduzir o tempo de espera, fazem parte de um trabalho constante desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2019, um conjunto de ações tem sido realizado para garantir que a população uberabense seja atendida o mais rápido possível, dentre eles: a triagem dos pacientes que estão na fila para vascular e triagem de otorrinolaringologia.

A chefe de departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica todas as pessoas que estavam na fila para médico vascular, estão passando primeiramente pelo médico angiologista para uma avaliação mais criteriosa. “Muitas vezes, essa especialidade médica consegue atender ao paciente sem a necessidade do encaminhamento para o vascular, que é uma especialidade com pouco número de vagas”, esclarece Sheron. Sobre a triagem de otorrinolaringologia, os pacientes que estavam na fila direcionados para ambulatórios hospitalares estão sendo examinados pelos otorrinos na URS Mercês, que têm reavaliado os pacientes e já sanado suas afecções, sem a necessidade do encaminhamento para o hospital.

Ainda segundo informações do Departamento da Atenção Especializada, foram aumentadas 120 vagas mensais na especialidade de oftalmologia, com atendimentos realizados, as segundas, terças e quintas na URS Mercês. Em maio e junho, um mutirão foi realizado pela parceria entre Sesc, Sindicomércio e Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde, realizando 600 consultas e 1.148 atendimentos de orientações (Educação em Saúde).

Em fevereiro, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde iniciou o mutirão de ultrassom, que diminuiu as filas para ecocardiograma e eletrocardiograma, enquanto em agosto iniciou o mutirão de ultrassom obstétrico. “Aumentamos em 60% a oferta de vagas para ultrassom em gestantes, em horários especiais, no Caism, para adequar o tempo de espera da gestante na fila e dar celeridade ao seu acompanhamento”, relata Sheron.

A chefe de Departamento da Atenção Especializada ressalta que todos esses atendimentos são agendados. Ou seja, o paciente que procurou por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e foi inserido nas especialidades citadas, recebe a ligação da CEMACE (Central de Marcação de Consultas e Exames)  que agendará data, horário e local do seu atendimento.

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