Palavras
“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (…). Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.”
Albert Einstein EINSTEIN
Vídeo
Muita gente que viu o vídeo publicado aqui na Folha Uberaba enviou mensagens no privado me perguntando sobre essa situação. Acho oportuno colocar alguns pontos.
A escola municipal Uberaba, apesar de ser uma escola referência entre as municipais, tem passado por algumas situações inusitadas.
Recentemente virou alvo de denúncias de abandono, situação de risco para os alunos e professores, entre outras.
Esquecida
Na verdade, as denúncias, muitas procedentes, vêm de situações que poderiam ter sido evitadas. Comprovadamente, as questões sobre a falta de manutenção do prédio foram comunicadas, porém ignoradas, e medidas só foram tomadas após um incidente com parte do telhado da escola antiga, tornando-se espetáculo midiático com fins políticos.
Reforma
Após esse episódio, medidas foram tomadas e as reformas aconteceram e seguem acontecendo, porém, recentemente, em uma entrevista em rádio local, foi colocado que o Sesc iria pedir a restituição do prédio para ali ser implantada uma escola da Fecomércio. Fato que causou estranheza na comunidade escolar por conta da surpresa na informação, quando a direção já se programava para o próximo ano. Além da estranheza, um sentimento de desagravo também foi sentido entre os professores, uma vez que, após a entrevista, foi colocado que seria uma conquista para a sociedade por conta da “excelência no ensino da escola da Fecomércio”. Os professores sentiram-se desprestigiados, pois entenderam que o seu trabalho parecia não ser reconhecido como de excelência e sentiram-se desamparados, uma vez que ninguém na administração municipal se manifestou sobre esse ponto.
Excelência:
A escola sempre foi considerada de excelência, basta ver os resultados alcançados nos vários exames propostos aos alunos. Também tem histórico de centenas de alunos encaminhados ao IFTM.
Volta à berlinda
Agora, recentemente, uma matéria em que alguém ligado a aluno da escola denuncia preocupação com falta de estrutura da escola, questiona o telhado, que acabou de ser trocado… fala da ausência de ventiladores em salas, o que foi prontamente desmentido pela direção, com imagens inclusive.
Momento
Aí vem uma questão: será que esse denunciante levou em consideração o que esse tipo de matéria poderia causar no tribunal das redes sociais? Onde raramente se aprofunda na busca pelas informações?
E o porquê dessa situação exatamente nesse momento? Quando o sindicato dos educadores do município conseguiu mobilizar a comunidade escolar em defesa da escola, com abaixo-assinado por sua permanência em seu local, histórico inclusive, tem tido adesão da comunidade. Quando audiência pública na Câmara Municipal está sendo convocada para tratar o assunto e mobilizados vereadores nessa causa? Por que exatamente agora?
Futebol
Aconteceu no último dia 17, no clube Uirapuru Iate Clube, o “Futebol Integrar”, uma iniciativa do treinador de futebol Yuri Tadeu de Oliveira.
Alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Prof. José Geraldo Guimarães e do Uirapuru participaram do futebol integrativo organizado pelos treinadores Alemãozinho e Yuri Tadeu.
O objetivo da ação é integrar, socializar e vivenciar o futebol de forma lúdica e prazerosa, sem pressão por resultados. Yuri acrescenta a importância da vivência no âmbito esportivo e na formação integral dos educandos.
“Futebol não é violência, a intenção é a busca pelo desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, flexibilidade e habilidades de tomada de decisão”, acrescentou o criador do projeto.
Saúde
Publicação da Folha Uberaba, de relato de leitor sobre atendimento em UPA da cidade, deve servir de alerta aos responsáveis pelas unidades de saúde. Apesar da nota de esclarecimento, relatando que a paciente foi prontamente atendida, os comentários de outros usuários devem ser observados pelos responsáveis e, segundo a família da paciente, essa nota genérica foi compatível com a “tal qualidade que falam”.
Que o episódio e sua repercussão possam estar na pauta das avaliações internas das UPAs.
Incêndio em canaviais
O Cel. BM Anderson Passos está à frente de mais um grande projeto.
Com a autoria de 4 pesquisadores de Uberaba, foi publicado artigo científico sobre a carga incêndio em canaviais.
Quanto melhor for a qualidade da informação, melhores serão as tomadas de decisão e a prevenção dos sinistros.
Uma pequena, porém importante contribuição para a redução de risco, dos prejuízos e danos e da poluição ambiental, já que os incêndios em canaviais são os mais desafiadores para as brigadas. Portanto, estas informações poderão ser aplicadas nas emergências nas demais vegetações e assim significar um avanço em equipamentos, legislação e metodologias.
O texto completo está disponível no site da revista: https://rgsa.openaccesspublications.org/rgsa/article/view/13580

Política
Celso Neto apresenta oportunidades de Uberaba e da ZPE em fórum da Câmara Britânica de Comércio e Indústria
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Celso Neto, participou nesta terça-feira (21) do webinar “Minas Gerais