Clientes conferem a promoção na maioria das lojas
De acordo com uma pesquisa da Alqia, que administra 12 shoppings, entre eles o Shopping Uberaba, mais de 84% dos consumidores devem aproveitar a Black Friday para ir às compras neste ano. Essa projeção equivale a um crescimento de 11% no número de pessoas que devem aderir à maior promoção anual do varejo, em comparação com 2024. Entre as categorias de produtos, eletroeletrônicos lideram a preferência do público, que em sua grande maioria deve fazer as compras em lojas físicas. No Shopping Uberaba, a promoção se estende até domingo e com a vantagem de contar com o serviço gratuito de manobrista no Valet, que fica no subsolo.
Em relação ao tícket médio, apesar de mais da metade dos participantes do estudo pretender desembolsar até R$ 500 nesta Black Friday, mais consumidores devem investir entre R$ 1 mil e R$ 3 mil e também na faixa acima de R$ 3 mil em relação ao ano passado.
“A Black Friday chega com bastante otimismo para o varejo. A maior promoção do ano acontece na data-limite de pagamento do 13º salário e em um cenário de maior taxa de emprego do que no ano passado. O consumidor está com mais recursos para aproveitar os descontos e pode inclusive antecipar as compras de Natal”, analisa Claudio Ximenes, diretor de Operações da Alqia.
O levantamento também revela que 53% dos consumidores pretendem desembolsar até R$ 500 nas compras da Black Friday deste ano e a faixa de investimento entre R$ 1 mil e R$ 3 mil apresenta alta de 4,6% na comparação com 2024, enquanto a acima de R$ 3 mil cresceu 8,4%.
Em um cenário de consumo omnichannel, a pesquisa mostra que quase 40% do público ouvido ainda pesquisa preços online e faz as compras em lojas físicas. Além disso, quase 20% também considera ações promocionais dos shopping centers na hora da decisão da compra e mais de 14% vai diretamente no shopping center de preferência e aproveita as promoções e oportunidades. Enquanto isso, 8% dos consumidores pesquisam preços e fazem as compras on-line.
Eletroeletrônicos é o segmento preferido de 36% das pessoas ouvidas na pesquisa para aproveitar os descontos da Black Friday, seguido de Moda, com mais de 14%, e um empate técnico entre Eletrodomésticos e Móveis e Artigos de Decoração, segmentos citados por cerca de 9% dos consumidores.
Para a pesquisa, a Alqia ouviu 46.465 pessoas entre os dias 5 e 12 de novembro de 2025 no Shopping Metrô Tucuruvi, Shopping Granja Vianna, SuperShopping Osasco e Pátio Cianê Shopping, no estado de São Paulo, Bossa Nova Mall e Via Parque Shopping no Rio de Janeiro, Shopping Uberaba e Uberlândia Shopping em Minas Gerais, Shopping Pátio Maceió e Via Verde Shopping, no Acre.

