Acidez Urbana por François Ramos & Leilane Vieto

Compartilhe este post

Novidades
Com o fim da janela partidária, os contornos para as eleições proporcionais vão se delineando. Na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores, o Novo, partido que em Uberaba é presidido pelo advogado Richard Maciel, apresentará chapa composta apenas por pessoas que nunca foram eleitas, ou seja, a sigla não levará para as urnas nenhum mandatário ou ex-mandatário. O mesmo se observa em relação aos atuais secretários municipais.

Objetivo
A expectativa do Novo é, mesmo sem contar com vereadores, ex-vereadores e secretários do governo Elisa Araújo em sua chapa, sua chapa consiga conquistar entre uma e três cadeiras no legislativo municipal.

Agora vai
No último pleito o Novo até se mobilizou para apresentar nomes na disputa, mas todos os pré-candidatos migraram para outros partidos e deixaram a legenda na mão. Desta vez, de acordo com o presidente Richard Maciel, a sigla, que tem no governador de Minas Gerais, Romeu Zema, seu maior expoente, terá 22 nomes na briga pelo direito de representar o povo na Câmara Municipal de Uberaba.

 Foto: Reprodução/facebook.com/richard.macielii.9

Fogo
Nas eleições majoritárias “novidades” podem surgir nos próximos dias. Espera-se que até o próximo dia 20/4, o grupo formado por Tony Carlos, Paulo Piau e Franco Cartafina para apresente o nome que irá concorrer à sucessão de Elisa Araújo na Prefeitura de Uberaba. Porém, segundo algumas lideranças que integram a base de apoio, não será surpresa, se pelo menos um deles abandonar a composição, e será para aderir ao “time” do Partido Liberal, que tem como pré-candidato o ex-vereador Samir Cecílio Filho. É esperar pra ver!

Movimento
O PL/Uberaba, aliás, não está perdendo tempo. Esta semana, a presidente da sigla na cidade, Ellen Miziara, cumpriu apertada agenda em Brasília. Ela acompanhou um grupo de empresários e representantes de entidades classistas em visita que incluiu apresentação de reivindicações aos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), que é presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; e Mauricio Luiz de Souza, o Maurício do Vôlei.

Desenvoltura
Ellen Miziara, em suas andanças, tem mostrado que é uma liderança reconhecida pela cúpula do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que inclusive veio a Uberaba, a seu pedido, franquear apoio à pré-candidatura de Samir Cecílio e também aos pré-candidatos a vereador pelo PL. Em Brasília, ela viabilizou a reunião de Eduardo Ferro e demais representantes do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) com o Senador Cleitinho (PL-MG) que mostrou-se receptivo às solicitações do grupo.

Compromisso
Na companhia de Ellen Miziara, o Presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges, em uma comitiva composta ainda por José dos Reis Ferreira, proprietário do Trevão Materiais pra Construção; Renato Carneiro, proprietário da Churrascaria Zebu; e, Jônadan Ma, Presidente da Comissão da Pecuária do Leite do Sistema FAEMG/SENAR, convidou e obteve o aceite do Senador Cleitinho (PL-MG), participar do 22º Encontro de Bons Negócios em Uberaba, evento que visa fomentar e incentivar ações para pequenos e médios produtores rurais.

 Foto: Divulgação/PL-Uberaba

Promete
A disputa pelas cadeiras da Câmara Municipal de Uberaba será dura. Na coluna de segunda-feira, inclusive falamos sobre a movimentação das mulheres para ampliar sua representatividade política na casa legislativa (hoje são 4 vereadoras). Aliás, em breve, teremos como entrevistada Anna Maia Jampaulo de Andrade, reconhecida por seu trabalho na coordenação de Políticas Públicas para mulheres, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e um dos nomes fortes no PMB (Partido da Mulher Brasileira), que vai enriquecer esse debate.

Briga
Falando no PMB, a sigla será uma exceção à regra que impõe cota de participação de pelo menos 30% de mulheres na composição das chapas que concorrerão à vereança, um número que a maioria das legendas partidárias tem dificuldade em alcançar. O Partido da Mulher Brasileira terá pelo menos 70% das vagas ocupadas por elas.

Pra somar
O vereador Samuel Pereira, na última semana, passou a integrar o grupo masculino de 30% que irá compor a chapa de candidatos do PMB. Ele aproveitou a janela partidária para assinar sua ficha de filiação. O parlamentar, que busca seu quinto mandato consecutivo, é nome forte entre os evangélicos e tem aumentado sua presença em outros grupos, o que se deve, por exemplo, à sua participação política (juntamente com o vereador Almir Silva e a prefeita Elisa Araújo) na conquista dos recursos para a implementação do Terminal Norte-Sul do transporte coletivo urbano. Aliás, ele aguarda uma nova agenda em Brasília, na Casa Civil, com Maurício Muniz, Subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, para finalizar os ajustes.

  Foto: Divulgação/PMB-Uberaba

Qualidade
O MDB, que no último pleito elegeu três vereadores: Marcos Jammal (2.650 votos), Fernando Mendes (1.743 votos) e Samuel Pereira (1.623 votos), não contará com nenhum deles na chapa a ser apresentada para concorrer este ano. De acordo com Tony Carlos, pré-candidato do partido à Prefeitura, a sigla optou por compor seu grupo para concorrer à Câmara Municipal apenas com nomes de pessoas que nunca se elegeram, mas que possuem as qualidades necessárias para Uberaba crescer e se desenvolver.

Prioridade
A educação, que nas últimas semanas tem sido motivo de desgaste para a Prefeita Elisa Araújo, a ponto de suscitar no meio político o sentimento de que o secretário titular da pasta, Celso Neto, pode não resistir até o fim do governo, será prioridade nas propostas do MDB. Tony Carlos, que em 2020 ficou em segundo lugar e ao que tudo indica será o candidato do grupo que integra, destaca que a educação deve ser um dos pilares da gestão municipal, o que exige à frente da pasta pessoas que estejam intimamente ligadas com a atividade educacional.

Não é o caso
Para Tony Carlos é temerário ter à frente da Secretaria Municipal de Educação alguém que, embora formado em Direito, sequer essa prática exerce: “É preciso colocar a pessoa certa no lugar certo!”. Ainda de acordo com ele, a necessidade de melhorar a Educação em Uberaba estará no centro das atenções das propostas a serem apresentadas pelo MDB ao eleitor: “Nossa cidade precisa voltar a ser referência nacional, o que exige modernizar a gestão e a estrutura”.

  Foto: Divulgação/MDB-Uberaba

Esporte
Entre os pré-candidatos a vereador com circulação no meio esportivo, um nome tem sido frequente nas rodas de bate-papo, especialmente entre os “boleiros” da cidade. Acertou a prefeita Elisa Araújo em “incentivar” Luiz Alberto Medina, a deixar a presidência da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e disponibilizar seu nome para concorrer a uma das cadeiras do legislativo. Agora no PRD, sua experiência e simpatia o credenciam a bom resultado nas urnas caso a candidatura se confirme.

Frase
“A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações.”
(Winston Churchill)

Confira outras notícias: