Babado
A pré-campanha eleitoral já dá mostras do que se pode esperar a partir do dia 16 de agosto, quando, após o final do registro das candidaturas, terá início a propaganda eleitoral geral e a disputa começa pra valer. Ontem (01/07) à tarde circulou com intensidade por grupos de WhatsApp um vídeo no qual é feita a afirmação de que a Prefeita Elisa Araújo (PSD) teria participado de uma festa íntima promovida pela família do ex-prefeito Anderson Adauto (PV) em uma luxuosa residência, em Porto Seguro, na Bahia, em março de 2022.
Subliminar
Ambos são pré-candidatos à Prefeitura de Uberaba este ano. São adversários. Mas, o vídeo sugere que Elisa Araújo e Anderson Adauto fazem parte de um mesmo grupo e, sob a narrativa de uma voz parecida com a do “Capitão Nascimento”, personagem do filme Tropa de Elite, decreta em tom sombrio que: “O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que acontece tanto escândalo e que entra governo e sai governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo”.
Nada demais!
Não demorou muito para que, mensagem do ex-prefeito e ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, também passasse a circular pelos grupos de política para incendiar o debate sobre o conteúdo, que vale dizer, fere a legislação eleitoral. Segundo o áudio, a filha de AA, Pollyana, a Elisa e outras meninas “foram colegas de aula” na época do ginásio e mantém essa relação da época de escola.
Especulação
Do esclarecimento de Anderson Adauto, que diz saber quem é o autor da montagem, consta que em 2022 sua filha se casou com um italiano, que mora em Arraial da Ajuda, e convidou as amigas para a festa, dentre elas a prefeita Elisa Araújo. No áudio, ele afirma que a noiva trabalha com festas e que, por isso encontrou muitas facilidades para realizar o belo casamento registrado nas imagens. Ao final o pré-candidato do PV à Prefeitura disse que se divertiu muito naquele dia, que realmente encontrou a chefe do Executivo no evento, a cumprimentou, “conversamos e não tem absolutamente nada além disso”.
Sexismo
Enquanto isso, a prefeita Elisa Araújo também enfrentava dificuldades. O desgaste decorrente da determinação judicial, em sede liminar, na ação proposta pelo PDT, para a retirada da campanha publicitária “ela faz, ela cuida”, ao reconhecer presença de elementos que caracterizam conteúdo eleitoral implícito, fez com que ela se manifestasse a respeito, ontem, para afirmar que está sendo vítima de sexismo. Em entrevista ao Programa Pingo do J, da Rádio JM FM, a pré-candidata à reeleição disse que se o chefe do Executivo fosse um homem não haveria estardalhaço. Afinal, como escrever “O Prefeitura faz, o Prefeitura cuida?, indagou ela.
Imagem: Reprodução/Facebook/Jornal da Manhã
Indeferimento
A ação proposta pela Federação PSDB/Cidadania, em razão da mesma campanha publicitária da Prefeitura, por enquanto não conquistou o mesmo entendimento do juiz da 347ª Zona Eleitoral, Stefano Renato Raymundo, que indeferiu o pedido liminar. Contudo, o prazo de 48 horas para a chefe do Executivo se defender das acusações está correndo. Importante lembrar que uma das consequências das ações em tramitação é o veto à utilização do slogan “Ela faz, Ela cuida”. A situação ainda promete render muita dor de cabeça para a prefeita Elisa Araújo.
Defesa
O advogado Marcelo Venturoso, coordenador do curso de Direito da Unipac de Uberaba e ex-presidente do Procon local, foi contratado para ser o patrono da defesa de Elisa Araújo nos processos movidos pelo PDT e pela Federação PSDB/Cidadania. Isso ocorre porque, dada a natureza das denúncias, ela não poderá contar com a Procuradoria Geral do Município.
Fogo
A oposição não parece disposta a dar trégua para a prefeita Elisa Araújo. Na sessão de ontem (01/07) da Câmara Municipal de Uberaba, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) apontou a possibilidade de uma tentativa de desmonte da estrutura que oferece qualificação aos professores da rede pública, denúncia motivada por sucessivas mudanças no endereço da Casa do Educador.
Tem mais
Ainda de acordo com a parlamentar pedetista, com a mudança de local, os servidores administrativos da Casa do Educador teriam sido colocados à disposição e o atendimento passaria a ser realizado pela mesma pessoa que atende o Conselho da Educação. A Prefeitura, por sua vez, confirmou o remanejamento de pessoal, mas negou que a mudança de endereço acarreta prejuízos às atividades de formação continuada ou quaisquer serviços ali prestados.
Foto: Divulgação/CMU
Metralhadora
O pré-candidato do Partido Liberal à Prefeitura, Samir Cecílio Filho, também teceu críticas à Prefeita Elisa Araújo, mas por outro motivo. De acordo com ele, a decisão da chefe do Executivo em tirar Roberto Tosto, do cargo de Secretário Municipal da Fazenda, demonstra que ela está colocando projeto pessoal acima dos interesses da cidade, pois tira um dos melhores nomes de sua equipe de governo para cuidar das finanças de sua campanha para a reeleição.
Suspeito
Ainda de acordo com Samir Cecílio, a “situação sugere que grandes quantias de dinheiro estão prontas para serem gastas na campanha, tanto que até o secretário da Fazenda foi realocado para gerenciá-las”. Segundo o pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, “Uberaba merece mais do que ser deixada de lado. Infelizmente, mais uma vez”.
Irritada
A prefeita Elisa Araújo, deixou nítida na entrevista de ontem, no Programa Pingo do J (Rádio JM), a irritação em relação às críticas e aos problemas que vem enfrentando nesta fase de pré-campanha. Diferente de outros momentos ao longo de seu governo, a primeira mulher a ocupar a chefia do Executivo uberabense adotou um tom mais ácido em algumas respostas, o que definitivamente não combina com ela. Precisa lidar com o fato de que aqueles que exercem mandato se transformam em “vidraça” independente do gênero, ou acabará dando mais munição para os opositores.
Calma
Aliás, “apanhar” durante o governo e em especial durante os períodos eleitorais é fenômeno conhecido por dois pré-candidatos à sucessão de Elisa Araújo: Anderson Adauto e Paulo Piau sentiram na pele essa situação. O ex-prefeito Marcos Montes Cordeiro, agora companheiro de PSD da prefeita, também. Tanto que nenhum deles conseguiu eleger sucessor. Porém, todos conquistaram a reeleição. O tempo à frente do governo aumenta desgastes e insatisfações. O poder traz ônus e bônus. A estratégia é que determina qual deles vai prevalecer nas urnas.
Boa!
Após investimentos que totalizaram R$5,4 milhões, o governo municipal, via CODAU, iniciou a operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Ponte Alta. A obra inaugurada pelo Poder Público substitui a antiga fossa (de eficiência limitada), por uma unidade que usa moderna tecnologia de depuração dos dejetos, resgatando assim um passivo ambiental. A Prefeita Elisa Araújo frisou em seu pronunciamento que tem muita satisfação em entregar essa obra, que era esperada há mais de dez anos, e que representa mais saúde e qualidade de vida para aquela comunidade.
Frase
“A política é em sua essência, a ferramenta que transforma a ação de um cidadão em um legado eterno.”
(Eliel Nogueira)

