Acidez Urbana por François Ramos & Leilane Vieto

Compartilhe este post

Apocalipse
A violência se transformou em uma linguagem a cada dia mais presente na cidade de Uberaba. Faleceu a jovem de 25 anos que teve parte do corpo queimado em atentado praticado por uma “ex-amiga”. Paola Moreira de Oliveira perdeu a vida em ato provocado por questão passional. Ela e a autora do crime teriam discutido, trocado ofensas e ameaças. As mútuas agressões verbais teriam sido motivadas por um triângulo amoroso (ambas tiveram relacionamento com um mesmo homem). Testemunha confirma as discussões, mas afasta a alegação de legítima defesa utilizada pela suspeita, que afirma ter a vítima sacado uma faca.

Assusta
A quantidade de casos de violência passional protagonizada por mulheres tem crescido de forma absurda. Multiplicam-se os registros de homicídios, agressões físicas e psicológicas, atentados que incluem até mesmo o uso de ácido, visando a desfigurar o parceiro ou a “concorrente”. Tudo isso sustentado em fundamentos que incluem, principalmente, traição e ciúmes. A sociedade está a cada dia mais doente e distante de valores essenciais como o respeito à vida.

Eleições
A partir desta terça-feira (09/07), a Justiça Eleitoral dará início ao processo de convocação das pessoas que irão atuar como mesários e apoio logístico nas eleições municipais de outubro. O chamamento pelo Cartório Eleitoral pode ser feito por carta, e-mail, WhatsApp e até presencialmente.

Deputada
A direita conservadora pode colocar Uberaba de volta na Câmara dos Deputados. No “limbo” político desde o fim do mandato de Franco Cartafina, a cidade, que não conseguiu eleger um único deputado federal (ou estadual) no último pleito, pode voltar a ocupar uma cadeira no legislativo de Brasília. Esta é a expectativa que cerca uma das maiores lideranças femininas do Partido Liberal em Uberaba: Ellen Miziara.

Quando?
Presidente do PL/Uberaba e 2ª Vice-presidente do PL/Mulher estadual, Ellen Miziara teve quase dez mil votos em 2022, o que lhe assegurou a condição de 2ª suplente de deputada federal.
Com a saída do deputado Junio Amaral (licença) para disputar a prefeitura de Contagem, a 1ª suplente, Gláucia Santiago, assume cadeira na Câmara dos Deputados. Porém, ela, que é vice-prefeita de Itaúna, está concorrendo agora a prefeita. Caso Junio e Glaucia vençam em suas cidades, Ellen representará Uberaba na capital federal. O mesmo acontece (mesmo que temporariamente) se outro parlamentar do grupo se licenciar.

Foto: Divulgação/PL

Apoio
Ellen Miziara, que tem o apoio de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em seus projetos políticos, foi uma das responsáveis por introduzir em Uberaba a Rede Colaborativa PRÓ-VIDA, que tem como objetivo principal desenvolver ações que evitem o aborto intencional, dando suporte médico, psicológico e jurídico, além de acolhimento para mulheres em condição vulnerável. Aliás, ela é favorável ao polêmico o Projeto de Lei (PL 1904/24) que equipara a pena de mulheres que abortam com mais de 22 semanas de gestação à de homicídio.

Pautas
Caso chegue assuma como deputada federal, em Brasília, Ellen Miziara, que neste momento é pré-candidata a vereadora em Uberaba, afirma que continuará atenta às pautas conservadoras e lutará pela aprovação do PL 1904/24: “matar bebês não resolve o crime de estupro, endurecer penas para estupradores e utilizar a castração química seriam mais eficazes. Aborto e drogas fazem parte da agenda esquerdista na qual o principal objetivo é acabar com a família”, alfineta ela.

Fogo!
Continuam os desdobramentos da leitura de carta anônima em sessão da Câmara Municipal de Uberaba. O documento, que associava o ex-vereador e ex-deputado estadual, Tony Carlos (MDB), ao assassinato do empresário Edgar Tavares Fernandes, será objeto de representação com pedido para que sejam identificados o autor da correspondência e os interessados na sua divulgação. Patrono será o advogado Jacob Estevam de Oliveira, que já advertiu da possibilidade de pena de até 8 anos de prisão pelos crimes praticados na tentativa de prejudicar a pré-candidatura do emedebista à sucessão de Elisa Araújo.

Xiiiiii!
O advogado criminalista Rondon Fernandes, em entrevista ao comunicador Silva Neto, disse que além do advogado Jacob Estevam, intelectuais e juristas da cidade têm endereçado sua solidariedade a Tony Carlos pelo absurdo de que foi vítima o jornalista, e contribuído para a resposta jurídica que será perseguida. De acordo com ele, não será surpresa se vier por aí apreensão de telefones celulares de vereadores e até mesmo computadores da Câmara Municipal de Uberaba.

 Imagem: Reprodução/WhatsApp

Luta
A Escola Estadual Dom Eduardo, tradicional instituição de ensino do bairro Mercês, a contragosto da comunidade escolar, está na relação daquelas que podem passar pelo processo de municipalização. Reconhecida pelo seu papel na educação de Uberaba, a instituição vem mobilizando autoridades e busca sensibilizar a sociedade para a importância de continuar sendo uma das contribuições do governo mineiro para o desenvolvimento da cidade.

Pois é!
Contudo, enquanto lida com este momento adverso, percebe-se que a educação e a inclusão continuam sendo a prioridade absoluta no trabalho desenvolvido na E.E. Dom Eduardo. No próximo final de semana, inclusive, a unidade escolar do estado, movimenta a comunidade com um tributo à cultura afrodescendente brasileira. Em parceria com o instrutor Pablo (responsável pelo projeto de capoeira na escola), promove na sexta-feira, dia 12/07, a partir das 18h, aula e Roda de Capoeira com as crianças dos projetos sociais.

Solidariedade
Ainda na sexta-feira, mas a partir das 19h, será a vez da aula e Roda de Capoeira dos adultos. Já na manhã de sábado (13/07), a partir da 9h, a EE Dom Eduardo promete muita emoção, pois acontece o Batizado e a Troca de Cordas, sob o comando do instrutor Pablo e supervisão do Mestre Cobra. Também vão ocorrer apresentações de danças folclóricas. Os eventos integram a Campanha para Arrecadação de Alimentos para o “Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida”, contando com o apoio da Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte da Capoeira, que tem como presidente fundador o Mestre Camisa.

Imagem: Divulgação

Movimento
Por falar em eventos do final desta semana, a Arquidiocese de Uberaba, se prepara para um grande momento vocacional: a ordenação episcopal de Monsenhor Geraldo dos Reis Maia, nomeado bispo para a diocese de Araçuaí, no nordeste do Estado de Minas Gerais. São esperadas cerca de 3 mil pessoas na celebração que vai acontecer no Ginásio do Colégio Marista, no sábado, dia 13 de julho, às 16 horas.

Frase
“A população em situação de rua não é toda dependente de álcool e de outras drogas. Muitos padecem de sofrimento mental, são pessoas que perderam quase tudo na vida e esperam resistir e superar desafios imensos[…]. Não podemos idealizar nem demonizar, mas humanizar. Nem flores nem bombas. Mas, sim, respostas humanas e dignas!”
(Padre Júlio Lancellotti)

Confira outras notícias: