Alunos dos cursos profissionalizantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem os certificados de conclusão nesta quarta-feira (17), às 19h, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU).
Promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)/Campus Uberaba, a iniciativa foi direcionada às turmas da EJA Segmento I, de três unidades escolares, com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. Os cursos, com uma carga horária de 30 horas, envolveram atividades teóricas e práticas ministradas por profissionais do IFTM, adaptadas ao horário de aula.
Na E.M. Boa Vista, os alunos participaram do curso de Empreendedorismo. O conteúdo abrangeu desde os fundamentos e conceitos do empreendedorismo até a gestão e operação de empresas. Temas como desenvolvimento pessoal e networking empresarial também foram abordados, proporcionando aos alunos uma formação abrangente e prática.
Os alunos da E.M. Doutor Aluízio Rosa Prata tiveram a oportunidade de se aprofundar no curso Mundo do Trabalho. O currículo incluiu tópicos sobre profissões, educação e qualificação, noções básicas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendências de empregabilidade, comunicação eficaz e trabalho em equipe, questões éticas no ambiente de trabalho, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho atual.
Na E.M. Urbana Frei Eugênio, o curso foi o de Microempreendedor Individual (MEI). Os alunos aprenderam sobre os aspectos legais e formais da categoria, gestão financeira, emissão de notas fiscais e obrigações tributárias, com o objetivo de ajudá-los a iniciar e gerir os próprios negócios de maneira eficiente e conforme a legislação vigente.
Ao todo, mais de 40 alunos receberão o certificado nesta quarta-feira (17).
“O evento de certificação é uma celebração das conquistas dos alunos e do sucesso da parceria entre Semed e IFTM. Os formandos estão agora mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e buscar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou a secretária de Educação, Juliana Petek.

