Moradores do bairro Beija-Flor e de regiões próximas que estão na Fila Eletrônica para exames de eletrocardiograma devem ficar atentos ao chamado da Prefeitura. A carreta do Programa Saúde SIM chega à Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Sérgio R. C. Carneiro, a partir de segunda-feira, 13, para atender a população cadastrada. O caminhão já atendeu pacientes da região da URS São Cristóvão.
A iniciativa é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a previsão é de que cerca de mil atendimentos ocorram no local. Estão sendo convocados para os exames os pacientes dos seguintes bairros e loteamentos: Alfredo Freire, Beija-Flor, Jardim Espanha, Jardim Marajó, Jockey Park, Ilha Bela, Residencial Cândida Borges, Residencial Tamareiras, Pacaembu, Parque Colibri, Portal Beija-Flor, Residencial Ilha de Marajó, Residencial Morada Du Park, Residencial Morumbi e Residencial Nova Era.
É importante ressaltar que a carreta do Saúde SIM com atendimentos para ultrassonografia continua com as atividades na URS Boa Vista.
Orientações para o agendamento – Todos os agendamentos de exames por meio da Fila Eletrônica são feitos exclusivamente pela equipe da SMS, pelo número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas.
Em caso de impossibilidade de comparecimento, o cidadão deve comunicar a ausência ligando nos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (34) 3331-2781, canal oficial que envia todas as informações sobre data, horário e local do exame.
Por segurança, a SMS reforça que não solicita documentos, áudios ou dados pessoais via aplicativo. Pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são automaticamente retirados da fila e precisam passar por nova avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) para reinserção no processo.
Atenção: atualização cadastral – A SMS também orienta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a manterem seus dados sempre atualizados. O recadastramento pode ser feito diretamente nas unidades de saúde ou durante as visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família, Atenção Primária ou pelos Agentes Comunitários de Saúde. É necessário apresentar CPF, documento de identidade com foto e número de telefone atualizado.
“Em caso de troca de número de telefone ou mudança de endereço, é fundamental informar a unidade de saúde ou os agentes comunitários. Manter os dados atualizados facilita a localização e a busca ativa para avisos sobre exames, consultas, vacinação e cirurgias”, reforçou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
A atualização cadastral garante o monitoramento contínuo e fortalece o vínculo entre os profissionais de saúde e a população, assegurando um cuidado mais próximo e eficaz.