Circuito Viva o Centro contou com visitas internas a edificações históricas

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba promoveu neste sábado (1º) a 13ª edição de 2025 do Circuito Viva o Centro, com uma caminhada guiada para mais de 30 pessoas por diversos imóveis históricos do centro da cidade. Criado em 2022, o projeto leva a uma imersão na história de Uberaba, revelando curiosidades e fatos marcantes sobre seus prédios e logradouros que compõem o patrimônio cultural local.

O ponto de partida desta edição foi a antiga Santa Casa de Misericórdia de Uberaba, que voltou a ter suas portas abertas pelo HC-UFTM na última terça-feira (28), após 44 anos fechada. O trajeto seguiu pelo Uberaba Tênis Clube (UTC), Asilo Santo Antônio e Capela e Museu Nossa Senhora das Dores, todos com visitação interna, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer de perto as edificações e suas histórias. O passeio também incluiu o campus de Medicina da UFTM, encerrando no Mercado Municipal de Uberaba.

A próxima edição será no dia 13 de dezembro, com roteiro ainda a ser definido.

Realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Arquivo Público, a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), o Circuito oferece uma verdadeira imersão no passado da cidade, revelando curiosidades e fatos marcantes sobre imóveis e logradouros que ajudam a contar a história de Uberaba.

O projeto “Viva o Centro Uberaba” faz parte da iniciativa Cidade Presente, uma cooperação entre Brasil (Ministério das Cidades) e Alemanha, por meio da agência de consultoria Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Uberaba foi um dos seis municípios selecionados, entre 170 candidatos, para participar dessa iniciativa, voltada à requalificação da região central como um polo turístico, cultural e de habitação.

Confira outras notícias: