Palavras
“Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos.”
Ilário Dias Cardoso Filho
Respiro
Parece que teve gente respirando fundo na Câmara Municipal de Uberaba, após o tão esperado julgamento das ações envolvendo questão da cota de gênero das candidaturas da eleição passada, muita gente que estava na expectativa de reviravoltas no quadro de vereadores se frustrou e por outro lado, Luciene Faquineli, Baltasar e Samuel Pereira respiraram aliviados. Já o vereador Dr. Cleber Jr. ainda vai ter um período de expectativa e ansiedade pela frente.
Codau
Parece que a Codau se tornou o calcanhar de Aquiles do atual governo. Não bastassem as inúmeras reclamações de cidadãos sobre serviços prestados e cobranças indevidas, vazamentos de informações internas para desafetos da atual direção, erros em procedimentos…e agora, vem essa que virou caso de polícia, usuário denunciando que pix indicado para pagamento de conta era de funcionário. Realmente a Codau anda precisando de um banho… de descarrego.
Veríssimo
Essa semana os vereadores Marçal Monteiro Marques Luís Alberto Xavier da Costa, do município Veríssimo-MG, estiveram presentes na abertura do Plano Safra 2025, e visitando o gabinete do Deputado Federal Igor Timo-PSD, onde o deputado firmou compromisso com os vereadores, para ajudar o município de Veríssimo-MG, com emendas Parlamentares, e a implantação do projeto saúde no Lar e demais projetos em prol do Município.
Na estrada
Pré-candidato a deputado federal, o ex-candidato a prefeito de Frutal, Caio Heitor, tem intensificado sua presença política no Triângulo Mineiro e no Baixo Vale do Rio Grande. Nascido e criado em Frutal, ele tem recebido convites de diversos partidos para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, e já iniciou uma série de articulações políticas com lideranças regionais.
Representatividade
A pré-campanha tem como eixo central a defesa da representatividade das pequenas e médias cidades da região, especialmente do Baixo Vale do Rio Grande, que, segundo Caio, “tem sido deixado à margem das grandes decisões e não pode mais ficar refém das candidaturas centradas apenas nas grandes cidades”.
Apoio
Com apoio já declarado de lideranças de diferentes municípios, Caio afirma que pretende ampliar ainda mais sua agenda regional nas próximas semanas. “Essa candidatura só faz sentido se nascer de um sentimento real de que a região precisa voltar a ter voz em Brasília. Hoje, existe um vácuo de representação que precisa ser enfrentado com coragem, unidade e trabalho coletivo”, afirma.
Nos caminhos de Nárcio Rodrigues
O movimento evoca paralelos históricos com a campanha de 1994, que, sob o lema “Acorda Baixo Vale”, elegeu o então deputado federal Narcio Rodrigues por cinco mandatos consecutivos, seguido por Caio Nárcio, também de Frutal. Desde então, o Baixo Vale não voltou a ter um representante próprio na Câmara dos Deputados, e o nome de Caio Heitor tem ganhado força como alternativa viável para preencher essa lacuna.
Para o pré-candidato, passa da hora do Baixo Vale sair das sombras de Uberaba e Uberlândia.
Atendimento
Quando falo aqui sobre a questão do atendimento em Uberaba, muita gente acha que é perseguição, mas vejam o exemplo do que aconteceu após a rede Bretas ser vendida, o atendimento melhorou de forma visível, isso mostra que é possível sim fazer melhor, basta querer e saber motivar a equipe de forma correta.
Clima quente
A vizinha e pacata cidade de Conquista andou vendo o clima esquentar entre comissionados da prefeitura, segundo material enviado por moradores, houve ameaça até de coronhada, a página “Voz do povo” daquela cidade entrou em contato com a prefeitura e pediu esclarecimento sobre o caso, foi informada pela Secretaria de Administração daquele município que providências seriam tomadas.

