COLUNA MOZART JR.

Compartilhe este post

Palavras
“Um debate é uma troca de conhecimentos. Uma discussão é uma troca de ignorâncias. “
Robert Quillen

Metrópole imaginária

O titulo da nota remete ao fantástico livro do ótimo André Azevedo da Fonseca sobre Uberaba e acho oportuno falar disso nesse momento.
Existe um movimento para a mobilização dos eleitores uberabenses, em torno de nomes da cidade, para as eleições de 2026.
Mas qual a relação? No livro, Fonseca conta de forma embasada como se criaram “personalidades importantes” em Uberaba, através da troca de honrarias e elogios, de figuras que acabaram ganhando espaço no imaginário popular, as elites da época criavam um comércio de autoelogios e promoviam aqueles que queriam alçar à condição de “elite”, enquanto os desafetos eram destruídos…
Agora esse movimento, digno de elogios verdadeiros na essência, sofre com essa questão da vaidade da zebulândia, nos bastidores, a briga pela paternidade do projeto é cruenta…

Mobilização
Outro ponto importante é, o quanto a comunidade, aquela que vive a realidade mesmo, foi inserida no movimento? Muita gente questionou o fato de as escolhas para tentar mobilizar os eleitores foram feitas no mesmo modelo abordado na obra de Azevedo… Aí fica a pergunta: esse caminho realmente mobiliza?

Vitórias

A vereadora Denise Max tem conseguido vitórias importantes para a causa animal em Uberaba, sacramentando sua trajetória na CMU como a maior defensora da causa que ocupou aquele plenário, sem demagogia ou discursos instagramáveis, Denise cumpre seu compromisso com quem a elegeu.

Bateu forte
Enquanto por aqui as trapalhadas e micos que o governador do Estado tem protagonizado Brasil afora passam sem destaque pelos representantes políticos, com rara exceção, lá em Frutal o pré-candidato a deputado Caio Heitor, bateu forte. Mostrando o prédio abandonado da Hidroex, ele falou das promessas de Zema quando esteve por lá e acentuou que já são seis anos no governo sem nunca ter feito nada, também desafiou o governador a visitar a UEMG e explicar o abandono da instituição e os planos de federalização para a comunidade universitária.

Vergonha no atacado
Aliás, por falar no governador, ele parece achar que passar vergonha dá visibilidade, a política atual, estudo de vários cientistas por conta da realidade distópica que presenciamos e vemos algumas pessoas mergulhadas, talvez justifique isso como método. Àqueles que se aprofundam na ciência política sabem que há um movimento mundial, onde grupos políticos utilizam as visões distópicas de parte da massa em proveito de seus interesses, incentivando as crenças, ainda que absurdas e as fomentando.

Descascado

Se para aparecer, o governador já andou comendo banana com casca, ultimamente ele tem sido descascado em vários lugares onde resolve dar o ar da graça e expressar suas “pérolas”, comparando moradores em situação de rua a carros abandonados, negando a ditadura, perguntando se a Adelia Prado trabalhava na rádio, atacando o Nordeste entre tantas outras, muita gente já percebeu que o problema aí é uma logorréia que, fosse em outros tempos, ao invés de entrevistas políticas, ele as estaria fazendo clinicamente…

Questionamento
Vários leitores tem enviado questionamentos sobre uma situação que está longe de ser nova; a discrepância entre os preços de shows em Uberaba e Uberlândia. Enquanto por aqui os shows tem custo altíssimo, muitas vezes, as mesmas atrações se apresentam na cidade vizinha por valores que chegam a ser a metade dos praticados aqui.

Organização (?)
Ainda dentre esses questionamentos também tem muitos sobre a questão da organização. Muita gente reclamou do último show realizado aqui na quinta-feira. A falta de informação dos funcionários deixou muita gente irritada, teve casos em que os funcionários não sabiam nem quais eram as áreas , confundindo camarote com frontstage entre outras. Acredito que é um ponto a ser observado, uma vez que quem paga, caro, por um serviço, espera um atendimento a altura.

Sherlock ou Enola?
O episódio envolvendo pastor de calcinha e peruca loira em Goiânia, que após ser flagrado, disse que estava em uma investigação, mas (nota da coluna) optou pelo estilo Enola ao invés do irmão dela , o Sherlock… rendeu e como brasileiro não perde nada, na 25 de Março, que já foi alvo até do Trump, já tem o kit pastor a venda, a peruca loira, com a calcinha azul piscina e blusinha branca saem por 70 reais…

Felca

Após o vídeo do Youtuber Felca sobre a adultização de crianças na internet explodir e ganhar espaço até no jornal nacional, o congresso resolveu debater o assunto. Mas, Brasil sendo Brasil, quando se pensou em responsabilizar as bigtechs, eis que até figuras que aplaudiram o Felca no início, recuaram, mudaram o discurso, inclusive teve deputado, Fernando Máximo, União Brasil, apresentando emendas, que segundo denúncia comprovada do site The Intercept, foram escritas pelo gerente de politicas públicas da Meta no Brasil desde 2017… Para justificar seu recuo, outros políticos, mudaram o discurso, vindo com a história de que a proposta de regulação é censura.

Confira outras notícias: