Palavras
“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.”
George Bernard Shaw
Escola Municipal Uberaba
Assembleia realizada pelo Sindemu com profissionais da escola municipal Uberaba resultou nos seguintes encaminhamentos aprovados:
por unanimidade:
Solicitar à Prefeitura estudo técnico de reparos e ampliações na sede da escola, com respectivos impactos financeiros;
Acionar o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) para avaliar o tombamento do prédio como patrimônio municipal;
Contratar engenheiro para elaboração de laudo técnico sobre a ampliação da escola;
Oficiar todos os vereadores para que a Audiência Pública sobre a Escola Municipal Uberaba seja realizada no dia 15 de outubro, às 19h;
Manter a permanência da unidade em seu prédio atual, preservando sua função educacional;
Solicitar reformas e/ou construção de anexo que contemple todas as turmas já em 2026;
Acionar o Ministério Público para apresentar a historicidade da escola e os impactos pedagógicos, trabalhistas e sociais de eventual fechamento ou mudança de local;
Realizar panfletagem e coleta de assinaturas nos dias 10, 16 e 17 de outubro, em frente à escola;
Promover um ato público no dia 18 de outubro, na praça em frente à unidade;
Oficiar o SESC solicitando posicionamento formal sobre a devolução do prédio e convidando a instituição para participar da Audiência Pública.
Por fim, o SINDEMU informou que a situação da Escola Municipal Uberaba será pautada novamente na Assembleia Geral da categoria, prevista para a segunda quinzena de outubro, quando poderá ser deliberado um calendário de paralisações em defesa da unidade escolar.
Codau
A repercussão da coluna de ontem foi grande por conta da falta de água em vários locais da cidade e, com isso, chegaram várias reclamações de vazamentos que causam desperdício e a Codau tem demorado a solucionar.
Há cerca de duas semanas, a Codau foi acionada por conta de um vazamento na rua Ricardo Misson, em frente ao Sesc. Até esta quinta-feira, 9, ninguém apareceu para solucionar o problema. Como diz aquele ditado: “me ajuda a te ajudar, né…”
Cemig
A Cemig também está na berlinda por conta dos serviços prestados. Moradores da Vila Olímpica têm reclamado de constantes picos de energia na rede, o que coloca equipamentos eletrônicos em risco.
Cemig 2
Nesta quinta-feira, 9, comerciantes da Av. Capitão Manoel Prata também reclamaram de constantes quedas de energia na região. Segundo comerciantes do local, até as 16 horas, já haviam sido registrados mais de dez picos de energia. A coluna entrou em contato com a Cemig, que, por meio do competente e sempre prestativo Hudson Ferreira, garantiu que as equipes já estavam trabalhando para resolver o problema.
Decreto
O decreto de estado de emergência no fornecimento de água em Uberaba acabou virando alvo de críticas de opositores ao atual governo. Para muita gente, a prefeitura perdeu o time para essa ação e agora que a coisa já desandou, pouca coisa irá mudar. Na verdade, a grande expectativa em relação a esse problema é que São Pedro aja logo e dê uma “esfriada” nos ânimos.
Atendimento
Uma coisa que parece imutável em Uberaba é a questão do atendimento. Tem lugares que têm um turnover tão grande que não dá tempo os funcionários nem aprenderem sobre o funcionamento da empresa. Às vezes o produto é até bom, mas o atendimento deixa a desejar, aí vem aquela velha questão: não valoriza o colaborador, os melhores vão procurar outro caminho e, em outros casos, o desinteresse em aprender do colaborador atrapalha tudo.
Oportunidade na UFTM
O Laboratório de Biologia do Exercício (BIOEX), do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), está com inscrições abertas para o projeto de extensão Ativamente – Programa de Exercícios Físicos para Pessoas com Diagnóstico Clínico de Alzheimer. O projeto tem como objetivo oferecer a prática regular de exercícios físicos para pessoas que vivem com demência de Alzheimer, visando proporcionar maior qualidade de vida e contribuir para a estabilização do quadro clínico da doença.

Inscrição
Para se inscrever, é só cumprir os seguintes requisitos:
Apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico da doença;
Ter um cuidador que acompanhe o participante nas atividades presenciais;
Ser do sexo masculino ou feminino.
Inscreva-se pelo telefone/WhatsApp: (34) 99123-9121.

