Concluída licitação para supervisão das obras do Programa Desenvolve Uberaba, entre elas a captação de água do Rio Grande

Compartilhe este post

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) concluiu a licitação para contratação de empresa supervisora das obras que integram o Programa Desenvolve Uberaba. Entre elas, está o sistema de abastecimento do Rio Grande, a segunda fonte de captação de água para Uberaba. O resultado está publicado no Diário Oficial do Município, jornal Porta-Voz desta quinta-feira, 27.

O processo de licitação, no âmbito da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), seguiu os prazos legais, após a aprovação do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF), e cinco empresas participaram.

A modalidade da licitação foi técnica e preço, em que é avaliada a proposta comercial e técnica, levando em consideração critérios como metodologia, plano de trabalho, experiência da empresa com projetos internacionais e da equipe técnica, entre outros.

Após vencido todo o trâmite do processo, com análise criteriosa de toda documentação, o resultado foi homologado.

O Consórcio Uberaba Sustentável – HTV, tendo como empresa líder a Hidroconsult Consultoria Estudos e Projetos Ltda., de São Paulo, venceu o processo licitatório. O valor proposto pela empresa foi de R$14.922.502,77.

“Vencemos mais uma etapa para o início das obras do projeto Rio Grande. Mais uma importante conquista, que representa um momento histórico para Uberaba. A segunda fonte de captação de água para a cidade é uma realidade. É uma obra de grande porte e teremos essa empresa supervisionando todo o processo. Não faremos nada correndo, às pressas. Seguiremos todos os trâmites com segurança”, afirmou o presidente da Codau, Rui Ramos.

Coordenadora do programa, Erika Cunha ressaltou que este é mais um avanço importante. “Seguimos empenhados para resolver o maior problema da nossa cidade, que é o abastecimento de água, assim como determinou a prefeita Elisa”, disse ela.

Quanto às demais licitações que envolvem as obras de captação de água do Rio Grande (ao todo são quatro), estão em fase final: o processo para contratação da empresa gerenciadora está em análise da Comissão Especial de Julgamento de licitação. Já o edital de licitação para a obra de captação de água está sendo avaliado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina que tem o prazo de 15 dias para retornar. Assim que a instituição financeira autorizar, será publicada a licitação. E por fim, a licitação para a tubulação da adutora, o edital foi encaminhado nesta quinta (27) para análise da CAF.

A empresa supervisora terá uma atuação técnica e de campo, acompanhando diretamente a execução de todas as obras do Programa Desenvolve Uberaba, como os novos parques, ciclovias e a revitalização da rua Artur Machado, para assegurar a conformidade com projetos, especificações, normas e prazos. Ela emite relatórios, valida medições, fiscaliza a qualidade dos serviços e apoia tecnicamente a UGP na fiscalização e controle da execução física das obras. Com a homologação publicada, logo será assinada a ordem de serviço e a empresa poderá iniciar as atividades que lhe competem.

Confira outras notícias: