Conselho Regional de Odontologia reconhece Semana de Saúde Bucal de Uberaba como essencial e a inclui no calendário oficial

Compartilhe este post

A Semana de Saúde Bucal de Uberaba passou a integrar oficialmente o calendário de eventos do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), por meio de uma portaria assinada nesta segunda-feira (20) pelo presidente da entidade, Raphael Castro Mota, durante a solenidade de abertura da 8ª edição do evento, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura.

O documento reconhece a Semana como uma ação essencial para a odontologia mineira, valorizando o trabalho desenvolvido no município. Em seu discurso, Raphael destacou a importância da iniciativa e elogiou os avanços estruturais e de atendimento nos últimos anos.

“Um grande trabalho tem sido feito nessa gestão, com avanços expressivos na estrutura das unidades e na qualidade do atendimento. É por isso que estou assinando esta portaria, reconhecendo oficialmente a Semana de Saúde Bucal de Uberaba como essencial para o interesse público da odontologia mineira. Esse é um passo importante para consolidar cada vez mais esse evento no calendário oficial do CRO”, afirmou.

A assinatura da portaria representa um marco para a odontologia pública local, ampliando a visibilidade e o reconhecimento da programação anual promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Saúde Bucal, em parceria com o CRO-MG, o curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (Uniube) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, o reconhecimento oficial é motivo de orgulho para toda a equipe.

“Esse é um passo histórico para a odontologia pública de Uberaba. A Semana de Saúde Bucal já era uma referência regional e, agora, passa a ter ainda mais força e visibilidade. Isso reflete o trabalho coletivo e o compromisso com a prevenção e a qualidade da assistência”, ressaltou.

Instituída por lei de autoria do professor e cirurgião-dentista, então vereador Alan Carlos da Silva, a Semana de Saúde Bucal tem como objetivo capacitar profissionais da rede municipal e promover ações educativas junto à comunidade. Neste ano, o tema abordado foi “Lesões não cariosas e hipersensibilidade dentária: do diagnóstico ao tratamento”. Além da capacitação técnica, as ações incluem palestras e atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde ao longo dos meses de outubro e novembro.

Em suas oito edições, a Semana de Saúde Bucal de Uberaba consolidou-se como um espaço de aprendizado, integração e valorização da odontologia pública, fortalecendo o vínculo entre ensino, serviço e comunidade.

O diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges, parabenizou a organização, colaboradores, palestrantes e participantes pelo empenho em tornar o evento possível.

“Sabemos que as lesões cariosas e a hipersensibilidade dentária são desafios frequentes nos consultórios odontológicos e impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, discutir esse tema, sob uma ótica multidisciplinar, com base em evidências, é fundamental para que avancemos na qualidade do atendimento prestado no SUS e na prática da clínica privada”.

Para Jaqueline Silva Santos, representante da Coordenação de Saúde Bucal e Ações Integradas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Uberaba assume um protagonismo ao discutir e capacitar os profissionais sobre lesões não cariosas e hipersensibilidade dentária.

“Quando a gestão municipal dá espaço para que a área técnica de saúde bucal aborde essa temática, quer dizer que ela avança para o entendimento da qualidade de vida das pessoas, para o entendimento do quanto as condições de saúde bucal impactam nas condições de vida e na qualidade de vida da população. Portanto, em nome da nossa Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, eu parabenizo o município de Uberaba por estar trazendo para si, tomando para si esse desafio”, disse Jaqueline.

A chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini, finalizou apontando que a abertura da Semana de Saúde Bucal se consolidou como marco de compromisso, aprendizado e valorização da odontologia de Uberaba.

“Ao longo desses oito anos construímos juntos um projeto que nasceu do trabalho coletivo, do empenho de muitos profissionais e do apoio constante à gestão municipal pelo CRO, Uniube, ABO. O tema de cada ano da Semana de Saúde Bucal reforça o nosso compromisso com a atualização científica e o aprimoramento profissional que queremos para cada participante, que eles saiam daqui mais preparados para cuidar, diagnosticar com precisão e tratar com sensibilidade”, concluiu

Confira outras notícias: