A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, no sábado (29), o Dia D de Combate à Dengue no Conjunto Morada do Sol, em alinhamento ao movimento estadual “Minas Unida no Combate ao Aedes”. A mobilização reforçou as ações de prevenção, limpeza e conscientização sobre as arboviroses, com participação direta dos moradores.
Cerca de 60 Agentes de Combate às Endemias atuaram durante toda a manhã no bairro. Ao todo, 612 imóveis foram visitados, sendo 315 trabalhados, enquanto outros 297 estavam fechados no momento da abordagem. O mutirão de limpeza também teve resultado expressivo: foram recolhidos 720 kg de materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
A programação incluiu visitas domiciliares, mutirão de limpeza, bloqueio costal, pontos estratégicos, ações educativas e distribuição de informativos. A Praça Sebastião Manoel Camargo recebeu a segunda edição do projeto Espaço é Nosso, com a presença dos mascotes da campanha de combate à dengue, aproximando ainda mais a comunidade das ações de prevenção.
O bairro Morada do Sol foi escolhido por apresentar índice elevado de positividade para larvas do Aedes aegypti no LIRAa de novembro, que marcou 3,5%.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Oliveira, destacou a importância do envolvimento contínuo da população.
“Os agentes estão diariamente nos bairros, orientando os moradores e eliminando focos. Já realizamos seis operações com drones, utilizamos o UBV nos períodos críticos e seguimos reforçando as medidas preventivas. Mas, o enfrentamento das arboviroses é responsabilidade de todos. É essencial que cada morador cuide do seu quintal e elimine qualquer possibilidade de criadouro”, afirmou.
Somente em 2025, o mutirão de limpeza da dengue em Uberaba já recolheu mais de 102 toneladas de materiais que poderiam acumular água.

