Julho e janeiro são meses de recesso e férias escolares dos alunos e também do pessoal do quadro do magistério, porém, as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino seguem abertas para atendimento à comunidade, considerando inúmeras demandas nestes períodos do ano.
Por esse motivo, a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) solicitou aos gestores das 75 unidades de ensino que organizem, ao longo do ano letivo, a escala de férias dos servidores que atuam no administrativo. Orientação seguiu por memorando para escolas e Cemeis.
“É grande a demanda de trabalho em junho e janeiro, especialmente para o Protocolo de Vagas, efetivação de matrículas, transferências, transcrições de históricos escolares e organização de documentos, além da manutenção, limpeza e atendimento ao público, em geral. Por isso, é imprescindível que as unidades estejam abertas, sendo necessário fazer essa escala de férias”, explicou a secretária adjunta de Educação, Cristiana Borges.
Ela cita a Lei Complementar 501/2015 para informar que o gozo de férias regulamentares do pessoal do quadro administrativo não corresponde ao do magistério. Sendo assim, a escala é o melhor meio para que todos os profissionais que atuam na área administrativa tenham direito a sair de férias.
“Nosso objetivo é tão somente planejar o atendimento nas escolas e Cemeis em janeiro, sem comprometimento do funcionamento das unidades, ao mesmo tempo garantindo que os servidores usufruam de suas férias ao longo do ano letivo”, complementou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.
Ainda de acordo com ela, ações bem-sucedidas passam, necessariamente, pelo planejamento e, nesse caso, a Semed está trabalhando para atender as necessidades da comunidade escolar sem prejuízo de quem quer que seja

