Elisa Araújo destaca-se entre prefeitos mineiros que decidiram se unir para influir nas eleições de 2026

Compartilhe este post

Uberaba -MG – Foto: Divulgação

Com o cenário eleitoral mineiro totalmente aberto, sobretudo após a decisão do ministro Luiz Roberto Barroso de antecipar sua aposentadoria da Suprema Corte, vaga sonhada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e nome preferido do presidente Lula para a disputa estadual, lideranças políticas e empresariais de três regiões do estado, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, deflagraram um movimento nesta sexta-feira, 10, que pode impactar as eleições do próximo ano.

Com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), presidida pelo prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (sem partido), o “Encontro Regional: A Força do interior que move Minas e o Brasil” contou com a presença de representantes de 80 municípios da região. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), foi uma das organizadoras do evento, que contou ainda com a presença de outros prefeitos influentes da região, como o de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP); de Ituiutaba, Leandra Guedes (Avante); de Araguari, Renato Carvalho(Republicanos), e de Araxá, Robson Magela (Cidadania), além dos presidentes das Associações Municipais das três regiões.

“Estou muito feliz de estar aqui representando a região do Triângulo Sul, trazendo as demandas da nossa região. Entre eles a duplicação da BR 262 e avanços na infraestrutura de abastecimento de água para nossos municípios castigados pela seca”, afirmou Elisa Araújo.

“Somos a força do interior que o move Minas e o Brasil. Essas regiões são o celeiro do desenvolvimento do estado e do país. Mais do que elaborar uma carta com as prioridades, a partir de agora queremos que as decisões do governo do Estado e do Brasil levem em conta nossa região”, complementou Falcão, que foi o anfitrião do evento, realizado no Centro de Convenções do Unipam, em Patos de Minas.

Falcão fez questão de ressaltar o peso econômico da região para o estado mineiro e também no cenário nacional. E não descartou a possibilidade de sair um nome da região para a disputa estadual. “Tudo é possível. Hoje a gente tem um governador que saiu do interior, mas que está imerso na bolha da capital. Nossa prioridade hoje é definir as pautas para submeter aos governos e também aos candidatos no próximo ano”, afirmou.

E acrescentou: “Nossas regiões são as que mais produzem empregos e hoje são responsáveis por quase metade do PIB da Agropecuária de Minas. Das cidades que mais produzem leite no país, cinco estão aqui, assim como o município que mais produz café. Não tenho dúvidas de que das nossas regiões vão sair muitos deputados estaduais, federais, eventualmente senadores e governador, por que não? Nossa região tem protagonismo econômico, que precisa ser transformado em protagonismo político para que os impostos retornem em investimentos”.

Confira outras notícias: