Agentes de combate às endemias continuam com o trabalho de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, de segunda à sábado, das 7h30 às 14h10, por meio das visitas domiciliares.
Nesta sexta-feira, 9, o mutirão estará no bairro Pontal. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), os principais focos estão dentro das residências, como nas caixas d’água sem cobertura, pneus, pratinhos de vasos de planta, calhas e latas, que são alguns dos possíveis criadouros do mosquito.
Equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica ainda destaca que embora os números de notificações para doença estejam caindo, todos precisam continuar atuando no combate à proliferação do mosquito.
“O número de casos de dengue já começou a cair, porém, para que o cenário se torne mais favorável, é preciso que a população continue o trabalho de averiguação e eliminação do mosquito, junto com o poder público. Baixas temperaturas e estiagem não impedem a proliferação do vetor das arboviroses urbanas”, destaca o diretor de Vigilância Epidemiológica, Matheus Assumpção.
Em casos de sintomas de dengue, como febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, fraqueza, coceira, dentre outros, Matheus orienta a população buscar atendimento na unidade Cedengue, aberta até às 22h.
A unidade está localizada na URS Boa Vista, na Rua Dr. Adílson Resende Facure, 321.