A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 30, ação de conscientização sobre gravidez na adolescência, reforçando o compromisso das instituições com a informação, a prevenção e o cuidado com os jovens.
A programação foi dividida em dois períodos. Pela manhã, foram abordados temas como prevenção, riscos da gravidez precoce e a importância do acesso à informação como ferramenta de proteção e autonomia para adolescentes e jovens. As enfermeiras da Atenção Primária Tamie de Carvalho Maeda e Dagma Wanderleia Costa ministraram a palestra.
No período da tarde, as palestras foram conduzidas pela chefe da Seção de Acompanhamento à Criança e ao Adolescente, Ana D’Áustria, e a enfermeira da Atenção Psicossocial, Érica Borges, que aprofundaram o diálogo sobre métodos contraceptivos, saúde sexual e reprodutiva, além dos impactos sociais, emocionais e de saúde relacionados à gravidez na adolescência.
A ação teve como objetivo promover conhecimento, reflexão e orientação, contribuindo para escolhas mais conscientes e para a construção de um futuro com mais saúde, responsabilidade e oportunidades.
Para a presidente da Feti, Sônia Manzan, iniciativas como essa são fundamentais no processo de formação dos jovens.
“A informação é uma das principais ferramentas de prevenção. Quando falamos de gravidez na adolescência, estamos falando de saúde, de futuro e de oportunidades. A Feti, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, acredita que orientar nossos jovens é cuidar deles e contribuir para uma sociedade mais consciente e responsável”, destacou.

