Imposto sobre herança ganha descontos no Refis Mineiro – Vale ficar atento

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Advogado dr. Leone Trida Sene faz um importante alerta aos contribuintes interessados em obter descontos para pagamento de impostos sobre herança. A Adesão do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos -ITCD- ao Refis Mineiro foi regulamentada e o Decreto foi publicado na edição do dia 1º de setembro de 2021 no Diário Oficial. Para o contribuinte que aderir ao Refis, os descontos, parcelamento e até isenção de multas são realmente muito interessantes.

Os descontos previstos seguem as seguintes regras:

Para pagamento à vista, redução de 15% no valor do imposto e de 50% nos juros sobre o imposto, sem incidência das multas e dos juros sobre as multas.

Para até 12 parcelas, desconto de 100% nas multas e nos juros sobre as multas.

Para até 24 parcelas, desconto de 50% nas multas e nos juros sobre as multas.

O valor das parcelas deve ser superior a R$ 250,00, e a data de vencimento será sempre no penúltimo dia útil dos meses subsequentes ao do vencimento da primeira parcela.

O prazo para adesão ao programa vence em 19 de novembro deste ano. Já a data limite para o pagamento à vista ou da parcela inicial é 30 de novembro, podendo ser postergada nos casos em que o montante do crédito tributário dependa de apuração pelo Fisco. Nessa hipótese, o prazo para pagamento será de dez dias contados da data da intimação fiscal que cientificar o contribuinte do cálculo total.

Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, a inadimplência do ITCD em Minas é de R$ 740 milhões em créditos já constituídos. A expectativa é que os contribuintes aproveitem os descontos oferecidos para regularizar a situação.

Confira outras notícias: