Previous
Next
Previous
Next

Na capital mineira, Elisa avança em pautas de interesse local e regional

Compartilhe este post

A viabilização, em Uberaba, do Centro Especializado em Pediatria (CEP), levou a prefeita Elisa Araújo à Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 26.

Em audiência com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti e a subsecretária em Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Hérica Vieira Santos, a chefe do Executivo municipal solicitou apoio na implantação da unidade, tanto em termos de modelagem do projeto, quanto recursos.

A meta do Governo é que o CEP seja instalado em algum prédio já existente da Prefeitura, para dar celeridade. Números apresentados aos representantes da SES-MG apontam que o grupo na faixa de 0 a 14 anos, em Uberaba, é de 66 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, o único serviço de pronto-atendimento infanto-juvenil na cidade é ofertado pelo Hospital da Criança.
“Nossa meta é uma unidade vocacionada que atenda até 22 horas”, explica a prefeita. Esta ação tem o apoio do presidente da Câmara, vereador Ismar Marão.

Ainda de acordo com ela, na próxima semana equipe da Secretaria de Saúde de Uberaba irá à Belo Horizonte para receber orientação na modelagem do projeto do CEP, por meio do qual também será definido o modelo de custeio.

Ainda sobre custeio, a chefe do Executivo Municipal reiterou a necessidade de o Estado ampliar o percentual repassado para o Hospital Regional José Alencar, além de solicitar soluções para alguns custeios da causa animal.

Ações – A agenda da prefeita de Uberaba em Belo Horizonte também priorizou demandas da educação e desenvolvimento econômico.

Em reunião com o secretário de Governo, Igor Eto, Elisa reiterou o interesse do Município na retomada do projeto da planta de amônia, reforçando solicitação para doação do imóvel.

“A implantação da fábrica ou a definição sobre a viabilidade é muito importante para o desenvolvimento de Uberaba e região. A produção de fertilizantes em Uberaba, terá forte impacto no agronegócio, segmento fundamental à economia nacional”, afirma, pontuando que saiu muito otimista de um desfecho favorável.

Ao secretário de Estado de Governo, Elisa também reivindicou a cessão de um imóvel do Estado, ao lado da Escola Estadual Geraldino Rodrigues da Cunha, na Abadia, para a Polícia Civil, atendendo um pedido da corporação no âmbito do Município.

Positivo – Já as pautas da Educação foram tratadas com o assessor de relações institucionais da Secretaria, Lucas Figueiredo. “Tudo caminha positivamente e está nos tramites finais de documentação para a cessão de três imóveis do Estado ao Município”, contou a prefeita.

As cessões contemplam o imóvel onde funcionava o Centro Social Urbano no Leblon, para a Escola Municipal Pequeno Príncipe; o prédio que abriga o Centro de Referência em Educação Inclusiva Paulo Antônio Pavel (CREI), no bairro Fabrício, e o imóvel onde funcionava a Escola Estadual Miguel Árabe, para a Escola Municipal Professora Geni Chaves.

As demandas da Educação também já têm o aval da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, finaliza a prefeita. Nas agendas em Belo Horizonte Elisa teve a companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e da assessora de Assuntos Regionais, Míria Rezende.

Confira outras notícias: