Parceria entre Instituto UbyAgro e Cras do Residencial 2000 capacita mulheres em costura e negócios

Compartilhe este post

Grupo de mulheres do bairro Residencial 2000 participará de formação em costura e empreendedorismo por meio do projeto Ubyciclo, iniciativa lançada nesta segunda-feira (20) pelo Instituto UbyAgro em parceria com a Prefeitura de Uberaba, o Sebrae e a Rede Ciclo Reverso.

As dez alunas aprenderão a confeccionar produtos como bolsas, sacolas e estojos utilizando ecotecido, produzido a partir de uniformes descartados por colaboradores do Grupo UbyAgro. Com sede em Uberaba, a multinacional brasileira atua no setor de nutrição e defensivos agrícolas.

As aulas de costura serão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Residencial 2000. A unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, foi recentemente reformada pela Prefeitura de Uberaba e conta com sala de corte e costura.

Conforme a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto UbyAgro, Tatiane Simões, o projeto integra o pilar de sustentabilidade do Instituto e busca destinar corretamente os resíduos têxteis da indústria, criando “possibilidade de geração de renda e de impacto social na comunidade de Uberaba”.

As participantes também passarão por capacitação em empreendedorismo. O conteúdo, a ser ministrado pelo Sebrae, abordará temas como formalização de negócios, finanças, marketing, redes sociais e vendas.

“Parcerias entre a iniciativa privada e o poder público, como essa, têm o poder de abrir novos caminhos. Ao capacitarmos mulheres em situação de vulnerabilidade, promovemos não apenas a geração de renda, mas também a autonomia feminina e a inclusão social”, destacou a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Uberaba, Fernanda Mendes.

O lançamento do projeto, no Centro de Inovação Moon Hub, contou com a presença das alunas, que participaram de um momento de integração e autoconhecimento. “Eu não tenho nenhuma experiência com costura, mas tenho uma vontade enorme de aprender e, quem sabe no futuro, poder trabalhar com isso”, disse Iara Miranda, de 44 anos.

A formação será dividida em quatro semanas e, ainda nesta quarta-feira (22), começam as capacitações. Ao término, as alunas receberão certificado de conclusão do curso e incentivo social de R$ 500. A formatura da turma está marcada para 14 de novembro.

Confira outras notícias: