A Prefeitura de Uberaba realiza na quinta-feira (7), das 18h às 21h, a 1ª Audiência Pública para apresentação do pré-diagnóstico da Mobilidade Urbana e Acessibilidade de Uberaba, realizado pelo Consórcio PlanMob de Belo Horizonte, dando continuidade ao trabalho da elaboração do novo Plano para a cidade, em construção desde janeiro.
De acordo com o secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes, durante a Audiência Pública, o Consórcio vai apresentar os dados levantados sobre como realmente se dá o deslocamento da população em Uberaba, por quais meios e condições, bem como o que é necessário para dar maior qualidade a esse transporte, de forma sustentável e eficaz.
Na audiência, explicou o também coordenador executivo da Comissão Técnica Municipal do PlanMob, “nós queremos continuar ouvindo a população, além de apresentar os resultados das pesquisas e reuniões já realizadas nas diversas regiões da cidade, para aí sim fazermos os primeiros planejamentos, com os diagnósticos e prognósticos”, salientou.
A Comissão Municipal é formada por 19 representantes das Secretarias de Defesa Social (SDS), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) e Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), coordenadas pelos respectivos secretários. Na coordenação executiva, além de Claudinei, está a superintendente de Planejamento Urbano, Ana Luísa Bilharinho da Silva.
O prazo estipulado pelo Ministério das Cidades para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana entrar em vigor é abril de 2025. As duas primeiras audiências acontecem agora, até dezembro. Ana Luísa destacou que a terceira audiência será realizada em fevereiro de 2025. “Essa última será para discutir o texto final do Projeto de Lei, já com os vereadores eleitos em outubro próximo, tendo em vista que caberá a eles aprovar a matéria junto ao Legislativo”, salientou.
A partir de sua sanção, o novo Plano de Mobilidade entrará na fase de implantação. “A Comissão não é só para acompanhar a elaboração do Plano, mas também incorpora a sua implantação. Ela terá a missão de fazer cumprir o que estará previsto na Lei do Plano de Mobilidade” após aprovada pela Câmara Municipal, concluiu Ana Luísa.
Para ter direito a fazer questionamentos ou dar sugestões o interessado deverá fazer sua inscrição através do link https://forms.gle/NS7rK9qS7JBdamti9, até às 19h do dia da Audiência Pública. O material de apoio estará disponível no site da Prefeitura, por meio do link: https://www.mobilidadeuberaba.com.br/.

