Durante a 8ª Abertura da Safra Mineira de Cana-de-Açúcar e Etanol, nesta sexta-feira (25), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acompanhada do prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, anunciou a instalação da Geomit que fará a distribuição de gás biometano, a partir de resíduos de cana-de-açúcar e do agronegócio, entre as duas cidades do Triângulo Mineiro. O investimento será de R$200 milhões.
“Antes de mais nada a gente quer agradecer a CMAA [Companhia Mineira de Açúcar e Álcool] por acreditar nessas duas cidades. A CMAA assinou um protocolo de intenção com a Mitsui que vai viabilizar a planta de gás biometano entre Uberaba e Uberlândia, trazendo desenvolvimento sustentável. Uberaba e Uberlândia, juntas, por Minas Gerais”, disse Elisa durante o discurso, ao quebrar o protocolo e chamar o prefeito Paulo Sérgio para o anúncio conjunto no palco do evento.
O objetivo é fornecer gás natural competitivo e de baixo carbono para indústrias locais e para o setor de transportes, contribuindo para a transição energética do Brasil. O biometano produzido contribuirá para diversificar a matriz energética de Minas Gerais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor agroindustrial no Brasil.
“São R$200 milhões, geração de mais emprego e o mais importante, disponibilidade de gás natural para Uberlândia e Uberaba juntas oferecerem melhores condições e competitividade para as nossas empresas”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
A Geomit nasceu em abril de 2024 a partir de uma joint venture entre a Mitsui Gás e Energia do Brasil (Mitsui Gás) e a Geo bio gas&carbon (Geo). A nova empresa une a forte atuação da Mitsui Gás na infraestrutura de gás no país — sendo acionista direta e indireta de 13 distribuidoras locais de gás canalizado — com as tecnologias exclusivas e inovadoras da Geo, desenvolvidas para transformar resíduos sólidos e líquidos do agronegócio em biometano de alta qualidade de maneira eficiente.