A Prefeitura de Uberaba assinou, nesta terça-feira (20), a ordem de serviço que autoriza o início imediato da construção da primeira etapa da Unidade Regional de Custódia da Polícia Civil de Minas Gerais. A obra será executada pela empresa Engescav Engenharia e Construções, com investimento de R$930.600,00, financiada com recursos de transferência especial do Estado. O contrato tem vigência de 12 meses e a expectativa é de que a obra seja concluída em até três meses após a assinatura da ordem de serviço.
A Casa de Custódia será erguida na Rua Luiz Próspero, nº 300, no Parque das Américas, em terreno cedido pelo Município. A unidade irá armazenar provas e vestígios criminais relacionados a investigações da Polícia Civil, fortalecendo a cadeia de custódia e contribuindo para a efetividade das ações judiciais. Por meio de emenda do então deputado estadual Delegado Heli Grilo, intermediado pelo presidente da Câmara, Ismar Marão, foi destinado R$1,2 milhão para Uberaba.
Para o chefe do 5º Departamento da Polícia Civil (PCMG), em Uberaba, delegado Felipe Colombari, o momento marca um avanço histórico para a segurança pública em Uberaba e região. “Esta é a primeira unidade regional de custódia do Estado construída do zero. Ela vai garantir o correto armazenamento de provas e vestígios criminais, assegurando que a legalidade seja mantida durante todo o processo investigativo e judicial. Agora, com a ordem de serviço assinada, damos um passo importante rumo à concretização desse sonho antigo da Polícia Civil”, destacou.
Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito Mauricinho de Sá celebrou a iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a segurança pública. “Esse é mais um passo que coloca Uberaba como referência na área da segurança. A unidade vai preservar provas e garantir mais efetividade nas investigações. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente à nossa equipe da Sesurb e à empresa por aceitarem o desafio de fazer uma obra de qualidade. Estamos aqui para apoiar e fiscalizar, com foco em cuidar das pessoas, esse é o nosso propósito”, destacou.
O secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, ressaltou o papel da secretaria na coordenação e fiscalização da construção. “Nossa equipe já está mobilizada para acompanhar cada etapa dessa obra, garantindo o cumprimento do cronograma, a qualidade técnica e a segurança do processo”.
O proprietário da Engescav, Caio Oliveira, garantiu comprometimento total com a obra. “Temos mais de 30 anos de experiência e um histórico de obras com grande importância para os municípios. Esta, em especial, é pioneira em Minas Gerais e será tratada com máximo profissionalismo, dedicação e respeito ao cronograma. Vamos entregar uma obra com excelência, à altura da relevância que ela representa para Uberaba e para o Estado”.