Prefeitura de Uberaba inaugura iluminação natalina 2025 com destaque para três importantes patrimônios históricos da cidade

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba inaugura oficialmente, nesta quarta-feira (3), às 19h, a iluminação do projeto Natal 2025 “Contando a Nossa História”, que neste ano valoriza três dos mais significativos marcos históricos do município: a Igreja Santa Rita, a Praça Manoel Terra e o Mercado Municipal de Uberaba. Cada ponto escolhido para receber a iluminação especial possui trajetória própria, marcada por fatos determinantes para a formação social e cultural de Uberaba.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, a iniciativa integra o conjunto de ações da Prefeitura para fortalecer o turismo cultural, ampliar o sentimento de pertencimento e promover a valorização da memória urbana. “O evento contará com apresentação do coral do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, show da cantora Glau Mineira, além de atrações culturais e gastronômicas abertas ao público”, destacou.

Construída entre 1850 e 1854, a Igreja Santa Rita é um dos templos mais antigos de Uberaba. Há duas versões sobre sua criação, sendo a mais difundida a promessa de Cândido Justiniano de Lyra Gama ao buscar livrar-se do alcoolismo. Ampliada em 1877, foi abandonada por anos e teve sua demolição cogitada, até que uma lenda sobre uma luz em sua torre mobilizou a população para sua preservação. Tombada em 1937 pelo atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passou por reformas e foi transformada em Museu de Arte Sacra em 1987, mantendo importante acervo religioso e histórico da cidade.

A Praça Manoel Terra surgiu da junção de dois antigos largos: Largo de Santa Rita e Largo da Misericórdia, hoje, Abadia. Sua ocupação intensificou-se a partir de 1890, com moradias, circulação de tropas de mulas e abertura de vias. Ganhou identidade própria após a construção do Mercado Municipal, em 1924. Recebeu o nome de Manoel Terra, liderança política e idealizador do Mercadão.

O Mercado Municipal, inaugurado em 1924, consolidou-se como centro comercial e social da cidade. Sua história remonta ao final do século XIX, quando Uberaba buscava organizar seu comércio em meio ao crescimento econômico. Tombado na década de 1990, o Mercadão foi revitalizado em 2024, em seu centenário, recebendo melhorias estruturais e de acessibilidade. Além de patrimônio histórico, é considerado um “lugar de memória”, onde tradições, encontros e vivências populares se unem à cultura e à identidade uberabense.

Confira outras notícias: