A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica neste Novembro Azul as ações voltadas à promoção da saúde integral dos homens. O mês é tradicionalmente dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, mas a SMS reforça que o cuidado com a saúde masculina deve ocorrer durante todo o ano, por meio de consultas e exames preventivos.
Ao longo de novembro, as unidades de saúde do Município farão uma série de atividades, como busca ativa de pacientes para aferição de pressão arterial e glicemia, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de palestras e rodas de conversa nas salas de espera sobre autocuidado e prevenção.
“Precisamos conscientizar os homens da importância do autocuidado. As unidades básicas de saúde estão preparadas e são a porta de entrada para os acolhimentos de rotina, que vão desde a prevenção e o gerenciamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, até o incentivo a hábitos mais saudáveis e à vacinação. Essas ações contribuem significativamente para a qualidade de vida dos homens”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
Como parte da programação do mês, a Secretaria de Saúde promove, no dia 8 de novembro, uma grande ação voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, com a oferta de 500 exames de PSA e toque retal, em parceria com o Hospital Hélio Angotti, referência em tratamento oncológico em Uberaba e região.
A iniciativa é destinada a homens a partir de 50 anos, e também àqueles a partir dos 45 anos que sejam negros e/ou tenham histórico familiar da doença. Os agendamentos foram feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
De acordo com o Hospital Hélio Angotti, entre 2020 e 2024, foram registrados 871 novos casos de câncer de próstata. O diagnóstico precoce é o grande aliado para o sucesso do tratamento.
A programação do Novembro Azul inclui ainda, no dia 18 de novembro, uma palestra sobre saúde do homem no Senac Uberaba, voltada para profissionais da saúde, com o urologista Daniel Pinheiro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. O órgão também destaca que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade na população masculina, o que reforça a importância do cuidado integral e contínuo com a saúde.

