Prevenção ao cyberbullying, adultização infantil e violência sexual é tema de seminário

Compartilhe este post

Foi aberto nesta quinta-feira, 6, o evento “Conectados pela Proteção: Prevenindo o Cyberbullying, a Adultização Infantil e a Violência Sexual”, no anfiteatro do Centro Administrativo. Promovido pelas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com as polícias Civil e Federal, o evento atraiu mais de 130 profissionais da rede de proteção à criança e adolescente, no primeiro dia de atividades.

“O avanço da tecnologia trouxe muitos desafios, não só para as famílias, trouxe uma responsabilidade e atenção muito grande para o setor público”, reforçou a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres Simões, durante a cerimônia de abertura do seminário, voltado ao diálogo para tratar do enfrentamento das violências contra o público infantojuvenil, especialmente no ambiente digital.

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, reforçou a importância do trabalho em rede. Segundo ele, é preciso trabalhar as medidas educativas, restaurativas e que envolvam todos os atores do contexto desse fenômeno: a vítima, o agressor e a plateia. “Nós temos que envolvê-los e agir de forma acolhedora, com escuta ativa, qualificada, envolver a família. Que a gente possa sair daqui melhor para fazer o enfrentamento desses fatores de risco que tanto comprometem o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse o magistrado.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, agradeceu o trabalho dos servidores na defesa da criança e do adolescente de Uberaba. “Quero fazer um agradecimento a todos os nossos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados, que trabalham diuturnamente. O Poder Público demonstra, mais uma vez, o compromisso para garantir os direitos das crianças e adolescentes do Município. É importante a gente reforçar e reiterar o trabalho que desenvolvemos, que é muito desgastante, mas ao mesmo tempo gratificante, e vamos continuar assim, 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias no ano. Nosso trabalho não para!”, afirmou o secretário.

O psicólogo e diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Sérgio Marçal, abriu a programação palestrando sobre o tema “Entre Telas e Afetos: Construindo Redes de Proteção na Era Digital”. A referência técnica em Vigilância das Violências da Secretaria de Saúde, Raissa Mazeti, abordou o tema “Implantação da Ficha Municipal de Notificação de Cyberbullying”. As delegadas da Polícia Civil, Ludmila Perfeito e Mariana Pontes, encerraram a programação do primeiro dia com a palestra “Da Denúncia à Proteção: o Enfrentamento da Violência Digital”.

O seminário continua nesta quinta-feira (7) e traz na programação, a partir das 8h, a psicóloga e servidora municipal Fernanda Manzan com a apresentação “Entre Filtros e Infância: Adultização e Impactos Emocionais”. Às 9h, o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Uberaba, Benedito Raymundo Beraldo Junior, e o policial federal Sérgio Rodrigues, coautor do programa Guardiões da Infância, encerram o evento com a palestra “Infância Segura: Prevenção do Abuso Sexual Online e Offline”.

Confira outras notícias: