Projeto intergeracional conecta idosos da UAI a crianças da rede municipal

Compartilhe este post

Nesta segunda-feira (29), a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) recebeu a visita de 21 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Hildo Toti, em uma manhã de integração entre gerações. O encontro marcou o início do projeto “UAI-TUR”, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para aproximar a comunidade da unidade.

Em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), alunos de 4 a 6 anos conheceram a estrutura da UAI e interagiram com os idosos em atividades culturais e recreativas. “O projeto abre as portas da unidade e traz ainda mais alegria para a UAI. É um momento importante tanto para nossos usuários quanto para as crianças, que também têm familiares na terceira idade”, ressaltou a gerente da UAI, Sáthia Silva.

A programação incluiu canções das duas gerações, interpretadas pelos idosos e acompanhadas pelas crianças, explanação sobre os direitos das “vovós” e dos “vovôs” e apresentação da Trupe da UAI, que encenou a peça Turma do Chaves, além de café da manhã.

O aposentado Lauro Lemes faz o personagem Quico. Após 40 anos dedicado ao teatro, tendo atuado como ator, diretor e técnico teatral na capital paulista, Lemes voltou para Uberaba e frequenta a UAI há dois anos. “As crianças não veem a gente como senhorzinhos, mas como o personagem que interpretamos. O teatro é essa mágica: quanto você sobe no palco, você pode ser o que quiser”, pontuou.

O projeto “UAI-TUR” é coordenado pela pedagoga e educadora social da UAI, Sueli Gonçalves. “Queremos mostrar que ser idoso representa mais possibilidades do que limitações. Essa mudança de consciência começa na infância, quando as crianças estão formando valores. Por isso é um trabalho que plantamos para o futuro, para que amanhã possamos ter uma sociedade que valorize mais a pessoa idosa”, destacou.

Conforme a chefe do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Júlia Gontijo, alunos de outros três Cemeis visitarão a UAI até o fim deste ano, com a perspectiva de que todas as unidades de educação infantil conheçam o espaço. “É uma oportunidade para que as crianças aprendam, desde cedo, a importância do cuidado e do respeito com os mais velhos”, enfatizou.

Ao final da apresentação, as crianças registraram o momento em fotos com Quico, Chaves, Chiquinha, Dona Florinda, Seu Madruga e Professor Girafales. “Assistimos ao desenho do Chaves e também vimos o lugar todo. Foi ótimo. Foi muito bom”, contou Micaela Almeida, de 6 anos. “A gente fez um tour, conhecemos a piscina. Gostei!”, acrescentou Lunna Santana, de 5.

Confira outras notícias: