A palestra “Violência contra as mulheres: caminhos para o trabalho das equipes técnicas” foi ministrada nesta quarta-feira, 12, por meio de ação da Prefeitura de Uberaba, via Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (Cress-MG).
O tema foi apresentado no anfiteatro do Hospital Regional a uma atenta plateia formada pelas equipes da rede de proteção à vítima de violência doméstica, como assistentes sociais, agentes de segurança pública, psicólogos, e outros profissionais de saúde.
A capacitação foi ministrada pela assistente social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, especialista em gênero e sexualidade e mestra em Política Social, Emilly Marques. Ela também é conselheira do Conselho Federal de Serviço Social e autora do livro “Lei Maria da Penha e Medidas de Proteção: entre a polícia e as políticas”.
Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Mendes reforçou que o evento visou qualificar a atuação das equipes técnicas no acolhimento, atendimento e encaminhamento das vítimas, a partir de uma abordagem interdisciplinar e da construção de estratégias integradas.
Em Uberaba, mulheres em situação de violência podem buscar assistência no Centro Integrado da Mulher (CIM), na Rua Luiz Próspero, 242, Parque das Américas. No local, são oferecidos atendimento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamentos para outros serviços da rede de proteção. O telefone é (34) 3312-9161.
No mesmo endereço, funciona a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que tem entre as atribuições o registro do boletim de ocorrência e a solicitação de medidas protetivas. Em caso de urgência, a vítima pode acionar a Polícia Militar (190) ou Guarda Civil Municipal (153).

