Foto: Divulgação
Presidente Regional da líder global em refratários debate em painel no Pavilhão Australiano sobre tecnologias, possibilidades e investimentos para uma indústria cada vez mais limpa
A RHI Magnesita reforça seu papel de vanguarda na transição energética e na descarbonização da indústria de base com participação no painel “Parcerias globais para descarbonizar indústrias mundiais” na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). A presença de Wagner Sampaio, presidente regional da América Latina, no palco global da COP30 na terça-feira (11/11), sublinha o compromisso da empresa com a inovação e a busca por soluções concretas para um futuro de baixo carbono, destacando o potencial do Brasil como polo de sustentabilidade e tecnologia.
Durante sua apresentação, Sampaio falou sobre a estratégia da multinacional, que une inovação tecnológica e resultados quantificáveis em sustentabilidade. Um destaque é a parceria estratégica com a MCi Carbon, startup australiana que também participou do painel, no desenvolvimento de uma tecnologia que converte CO2 em materiais em pó utilizados na indústria. O projeto conjunto inclui a implementação dessa tecnologia em algumas instalações da RHI Magnesita e na expansão para a indústria de matérias-primas refratárias e cal. O processo químico, chamado carbonatação mineral, acelera o ciclo de carbono da Terra de milhões de anos para apenas alguns minutos, produzindo materiais negativos de CO2 que podem ser reutilizados em cimento, papel e potencialmente como matéria-prima refratária alternativa.
“O fato de sermos uma empresa global com diversos tipos de operação no mundo todo traz grandes possibilidades em um contexto de muitas tensões geopolíticas, instabilidade econômica e imprevisibilidade de mercado. Temos a vantagem de unir desafios de uma planta no interior da Bahia, por exemplo, a soluções e tecnologias que estão do outro lado do planeta.”, afirma Wagner Sampaio, Presidente Regional da RHI Magnesita América Latina.
A liderança da organização em economia circular no setor e eficiência energética é evidenciada por dados concretos. Globalmente, a RHI Magnesita alcançou uma taxa de reciclagem de 14,2%, resultando na marca de 310 mil toneladas de CO₂ evitadas no último ano. Na América do Sul, o compromisso com a energia limpa é visto na prática, com 99,5% da eletricidade certificada I-REC, evitando a emissão de 10.500 toneladas de CO₂ fóssil. Além disso, a unidade de Ponte Alta (Uberaba, MG), utiliza 40% de energia renovável, o que evita mais 8.500 toneladas de CO₂. Outro exemplo é a transparência na gestão ambiental, chancelada pelo Selo Prata no Inventário de Emissões de GEE do Programa Brasileiro GHG Protocol.
A participação da RHI Magnesita na COP30 reforça a missão da companhia de criar valor promovendo parcerias fortes, liderando em segurança e inovação, e sendo pioneira em sustentabilidade. O debate em Belém é crucial para fortalecer essas parcerias e os marcos regulatórios que impulsionarão a adoção de tecnologias limpas em escala global, pavimentando o caminho para que estes setores continuem a prosperar de forma sustentável. A empresa segue focada em expandir suas iniciativas de descarbonização e em manter a robustez de sua governança e cadeia de suprimentos, atualizando a meta de emissões de CO₂ para 2030 (como a redução em 10% por tonelada, baseando nos valores de 2024) e aumentando a cobertura de gastos para 80% com fornecedores avaliados em sustentabilidade.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita.

