Previous
Next

Sagri já atendeu quase 100 pequenos produtores com preparo de solo em 2025

Compartilhe este post

De janeiro a abril de 2025, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) executou quase 100 serviços de preparo de solo em benefício dos agricultores familiares. O serviço, subsidiado pela Prefeitura de Uberaba, fica até 50% mais barato que o convencional.

De acordo com planilha divulgada pelo Departamento de Produção Agropecuária, de 6 de janeiro a 30 de abril deste ano, a Sagri executou 98 serviços de preparo de solo. A maioria concentra-se na região produtora de hortifrutigranjeiros, ou seja, em São Basílio, Santa Fé e Santa Rosa, além do entorno do perímetro urbano. Mas também foram atendidos agricultores familiares na Serrinha, Lajeado, Parque do Café e assentamentos, dentre outras localidades.

Os serviços incluem gradagem da área solicitada, confecção de canteiros, roçado e limpeza de pastos e lavouras e compactação de silagem.
O secretário Agnaldo Silva, do Agronegócio, entende que o número é considerável, haja vista que o período é de entressafra. “A proposta é de incentivar os agricultores familiares em suas produções, principalmente, no setor de hortifrutigranjeiros”, enfatizou.

Agnaldo explicou que para ser contemplado com o preparo de solo basta que o pequeno produtor solicite o serviço à Sagri. Ele destacou que o trabalho é subsidiado pela Prefeitura, sendo que o valor cobrado fica de 40% a 50% abaixo dos preços praticados pelo mercado. Atualmente, informou, são cobrados R$100,00 pela hora/máquina trabalhada do trator pequeno e, R$150,00 pelo serviço executado com o trator grande (igual período).

O titular do Agronegócio acrescentou que, junto com o serviço de preparo de solo, os técnicos da Sagri prestam completa assistência técnica. Basta que, através do 3318-0443, o pequeno produtor agende a visita do agrônomo na sua propriedade.

No período que antecede a safra agrícola, que vai de agosto a outubro, onde concentra o maior número de pedidos para preparo de solo, a Sagri também atende os interessados no plantio de pequenas lavouras, principalmente, de milho e feijão.

Confira outras notícias: