Saúde alerta sobre cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via Diretoria de Vigilância em Saúde, alerta o comércio e a população sobre os riscos da venda e consumo de bebidas alcoólicas de origem duvidosa. A medida é preventiva em decorrência dos casos de intoxicação por metanol registrados nos estados de São Paulo e Pernambuco e no Distrito Federal. Até o momento, não há casos em Uberaba.

A Secretaria de Saúde recomenda atenção redobrada, já que o consumo de bebidas sem procedência pode causar intoxicações graves, com sintomas como convulsões, cefaleia, cegueira irreversível, pancreatite aguda, insuficiência renal e até a morte.

A SMS orienta que os consumidores sempre verifiquem o rótulo das bebidas antes da compra, certificando-se de que o produto tem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também é fundamental evitar a aquisição de itens com lacre violado e dar preferência a estabelecimentos de confiança. O consumo de bebidas sem rótulo, selo fiscal ou lacre de segurança deve ser evitado.

A intoxicação por metanol pode ocorrer por ingestão, inalação ou até mesmo absorção pela pele. Trata-se de um solvente altamente tóxico, utilizado em produtos industriais, como fluidos de limpeza de para-brisas.

Em caso de sintomas persistentes de embriaguez, acompanhados de desconforto gástrico ou visão turva, especialmente após 12 horas da ingestão de bebida alcoólica, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, seja a UPA Mirante ou São Benedito.

O reforço nas orientações integra nota técnica do Ministério da Saúde, que visa reforçar a vigilância e agilizar a resposta diante de suspeitas de intoxicação.

Confira outras notícias: