O Movimento de Sensibilização da Luta Antimanicomial promove nesta quinta-feira, 15 de maio, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, passeata em parceria com a Fundação Gregório Franklin Baremblitt.
A ação faz parte das atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18. E traz neste ano a reflexão/objetivo “Ainda estamos aqui: Cuidando para que a vida floresça. Cuidando e sendo cuidados com liberdade. Lutando pela inclusão das diferentes subjetividades loucas, raciais e de gênero. Lutando pelo fortalecimento do SUS e da RAPS”.
De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, trata-se de um movimento aberto a todos os usuários e familiares dos serviços de saúde mental, trabalhadores da saúde e demais políticas públicas e sociedade como um todo, visando conscientizar sobre as possibilidades de vida, para além do processo de adoecimento.
“A Luta Antimanicomial é um movimento social, iniciado na década de 90, que objetiva garantir os direitos das pessoas com transtornos mentais, historicamente excluídas e depositadas nos antigos hospícios ou manicômios. A partir desse movimento, associado às mudanças ocorridas nas políticas públicas a partir da Constituição Federal de 1988, o surgimento do SUS garantindo acesso e cuidado integral a todos os cidadãos, a Política Nacional de Saúde Mental foi remodelada, passando a garantir tratamento em meio aberto e comunitário às pessoas com transtornos mentais, realizando gradativamente a extinção dos manicômios como um depósito de pessoas e não necessariamente de cuidado e tratamento”, explicou Sérgio.
A concentração para a passeata será a partir das 8h na porta do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Maria Boneca, na rua Capitão Domingos, 418 – Abadia. O percurso seguirá pela via até o Mercado Municipal, passando pela Rua Alaor Prata, atravessando o Calçadão da rua Artur Machado e Leopoldino de Oliveira, encerrando na Praça Rui Barbosa, com manifestações artísticas e culturais dos pacientes dos serviços de saúde mental do município.