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Serviços Urbanos realizou mais de 36 mil ações em 2021

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A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) fez um balanço das ações realizadas em 2021. Até dezembro, foram mais de 36.500 serviços entre reformas e limpezas de bueiros (21.440), roçadas (7.931), cata-trecos (2.472), limpezas da equipe-padrão ou pesadas (2.343), tapa-buracos (1.568), limpezas de feiras (747), recolhimentos e/ou podas de árvores (314).

O titular da Pasta, engenheiro Carlos Roberto Lopes, esclarece que os serviços de melhorias em diversos pontos da cidade são programados levando em consideração vários fatores, como o número de demandas registradas no Cidade Ativa, indicações de vereadores, solicitações por meio dos veículos de comunicação e internet, priorizando os riscos oferecidos à população ou as condições em que se encontravam os locais. “Estamos empenhados em atender todo o Município de maneira equânime. Os serviços são feitos de forma contínua”.
O superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento, lembra que a Sesurb trabalha, atualmente, com duas equipes de roçada, capina e limpeza de praças e áreas públicas, além de três de limpeza de bocas de lobos e cata-trecos, pois esses serviços estão sendo transferidos para a Companhia Operacional de Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

Trabalharam ainda em 2021 com cinco grupos que fazem manutenção civil em áreas públicas e duas que realizam a poda e supressão de árvores em vias e áreas públicas (Pró-Árvore), três equipes de tapa-buracos, uma de construções, drenagens, pavimentações e outros serviços de infraestrutura. A estrutura contou com 245 funcionários da Prefeitura nos serviços urbanos e mais 160 funcionários de empresas prestadoras de serviços de limpeza, além da equipe de varrição de vias, que pertence ao Programa Todos por Uberaba, com cerca de 80 varredores.

A Codau assumiu, no final deste ano, os serviços de roçada e limpeza de áreas públicas, de acordo com o Estatuto das Cidades. Essas atividades eram de responsabilidade da Sesurb que contava com 11 grupos para o serviço. Agora as equipes cuidam somente de algumas praças no qual realizam capina e roçada.

Cata-trecos e ecopontos – A estimativa da Sesurb, até novembro, é de que tenham sido recolhidos, em média, este ano, algo em torno de 28.800 toneladas de lixo pelas equipes de cata-trecos, mais os inservíveis depositados e entulhos depositados nos 11 ecopontos e nas caçambas espalhadas nas entradas da cidade e zona rural. A Secretaria está fechando o relatório do volume de material recolhido no mês de dezembro.

A Sesurb está modificando as diretrizes de gestão dos ecopontos para que deixem de ser somente locais de descarte de inservíveis e cumpra a função social. A primeira medida foi conhecer, de perto, a realidade dos 22 colaboradores que cuidam dos ecopontos.

Nova licitação está sendo preparada para contratação de empresa para gerir os ecopontos, realizar vigilância, aquisição de equipamentos e serviços que serão realizados dentro do próprio ecoponto. Atualmente, a empresa responsável pelos ecopontos tem contrato emergencial de 180 dias. A expectativa é que até meados de abril já deverá ter nova contratação em vigência.

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