Previous
Next

Uberaba busca boas práticas em Araraquara para inovar gestão de resíduos sólidos

Compartilhe este post

Em busca de soluções mais eficientes e sustentáveis para o gerenciamento de resíduos sólidos em Uberaba, o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Túlio Bento Vieira, e a superintendente de Serviços Urbanos, Thaísa Meneghello Esselin, fizeram uma visita técnica ao município de Araraquara (SP). O objetivo foi conhecer de perto um modelo que tem se destacado pelo uso inteligente de recursos, organização e atuação em parceria com cooperativas, para elaboração de um projeto de aperfeiçoamento para o município.

Assim como Uberaba, a cidade paulista possui 11 ecopontos chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) gerenciados pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), uma autarquia semelhante à Codau. “O cidadão chega, descarta diretamente na caçamba e, a partir dali, o material já é destinado corretamente, sem necessidade de manuseio adicional”, destacou o secretário adjunto.

Um diferencial observado pela equipe, e que já tem sido estudado por Uberaba, é o sistema informatizado adotado em Araraquara. Túlio Bento esclarece que todos os transportadores e geradores de resíduos da cidade são previamente cadastrados para entregar resíduos nos ecopontos. Para ele, esse controle mais rigoroso permite o monitoramento dos volumes descartados, garantindo transparência e cumprimento das normas.

A parceria com cooperativas é um dos pontos fortes do modelo de Araraquara. A cooperativa Acácia é responsável por todo o processo de separação e triagem do material reciclável dentro dos PEVs, evitando acúmulo, furtos ou vandalismo. A cidade também possui soluções eficazes para resíduos da construção civil, madeira e restos de poda.

Empresas contratadas trituram, processam e reaproveitam esses materiais, seja na produção de energia através do processamento de madeira e materiais lenhosos, seja na manutenção de estradas rurais a partir do processamento de resíduos da construção civil. “Nosso próximo passo é desenvolver um projeto semelhante, que possa incluir a cooperativa local. Não havendo interesse, vamos buscar outras que estejam dispostas a contribuir. Queremos implantar uma gestão inovadora que una eficiência com inclusão social, gerando renda e valorizando o trabalho das pessoas por meio das cooperativas. Também queremos envolver o Ministério Público, que tem sido um parceiro fundamental na busca por mais inovação através de soluções definitivas para os resíduos em Uberaba”, afirmou Túlio Bento.

Confira outras notícias: