Unidades de saúde de Uberaba abrem as portas para programação especial em alusão ao Outubro Rosa

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba promove, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), uma série de ações educativas e de promoção à saúde em referência ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

As atividades que serão desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incluem palestras, rodas de conversa, oficinas, atendimentos especializados, coleta de exames preventivos e momentos de integração e cuidado com a saúde física e emocional das mulheres.

As ações ocorrerão junto às diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Nesta quinta, 16, tem palestra na Sala de Espera da UBS Dona Aparecida Conceição Ferreira, no Parque São Geraldo, às 7h45. O tema será “Câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce”.

Às 13h desta quinta-feira tem palestra na USF Rosa Maria, no Conjunto Cartafina, sobre o autoexame das mamas, também na Sala de Espera da unidade.

Já no Centro de Saúde Eurico Vilela, no Centro, tem Sala de Espera sobre Cuidado integral da saúde da mulher, às 9h e às 14h. A programação da tarde inclui ainda momento de conhecimento e aprendizado sobre a importância da prevenção, um lanche e entrega de lembrancinhas para as pacientes.

Ainda na quinta-feira, na USF Jacob José Pinto, no Cássio Rezende, haverá atendimento com médico ginecologista, solicitação de mamografia e realização de testes rápidos de ISTs.

A partir das 7h, na USF Copacabana, haverá Sala de Espera sobre Saúde da Mulher. Já na UMS Luiz Meneghello, no Volta Grande, a programação será das 17h às 20h, com coleta de exame Papanicolau e entrega de pedidos de mamografia.

As atividades na USF Maria Oliveira/Tia Lola, no Uberaba 1, serão na quinta e sexta-feira, das 7h30 às 8h30, e incluem ginástica orientada para as mulheres, além de coleta de citologia (Papanicolau DNA HPV) e entrega de pedidos de mamografia.

Também na sexta-feira, 17, a UMS Valdemar Hial Junior, no bairro Fabrício, oferece uma série de atividades a partir das 7h30. Haverá oficina com nutricionista, voltada para a saúde da mulher, abordando temas como alimentação equilibrada, prevenção de doenças e troca de experiências; busca ativa de exame de Papanicolau e teste rápido para ISTs; ação educativa por meio de roda de conversa com psicólogo, abordando temas de livre demanda, além de palestra com ginecologista sobre “Exame Papanicolau e mamografia: mitos e verdades”.

Na UBS Lázaro Moreno, no Parque dos Girassóis, haverá palestra na Sala de Espera, das 8h às 10h, com o tema “Cuidando da mente e do coração: saúde emocional no Outubro Rosa”.

Já a UMS Tibúrcio Teixeira Santos (Abadia) programou a Feira da Saúde, das 8h às 11h, na Praça Nossa Senhora da Abadia, nº 323, que tem como objetivo a promoção da saúde e prevenção do câncer de mama. A ação tem a parceria da Liga Acadêmica de Fisioterapia Oncológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Durante o evento, serão disponibilizadas orientações e informações sobre a saúde da mulher, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e agendamentos para exame de Papanicolau.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as ações reforçam a importância da prevenção, do autocuidado e da ampliação do acesso aos serviços de saúde. O objetivo é estimular que as mulheres busquem os exames preventivos, que são fundamentais para o diagnóstico precoce e aumento das chances de cura do câncer de mama e de colo do útero.

Confira outras notícias: