Vacinação cresce em 2025 no comparativo com o ano passado

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, divulga nesta quinta-feira (11) balanço parcial da vacinação no município e aponta crescimento no número de doses aplicadas em 2025. De acordo com a Referência Técnica em Imunização e coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, o total de doses aplicadas neste ano já ultrapassa todo o volume registrado em 2024 em mais de 100.000 doses.

Segundo Priscilla, até o momento foram aplicadas 256.524 doses, enquanto em 2024 o total anual foi de 156.105.

A coordenadora explicou que o perfil da população vacinada em Uberaba mudou ao longo de 2025, contribuindo diretamente para o aumento. “Tradicionalmente, tínhamos maior concentração de vacinados até cinco anos de idade, além dos idosos. Mas neste ano tivemos uma progressão muito expressiva entre pessoas acima de cinco anos de idade até a faixa adulta. A vacinação de rotina teve uma adesão muito superior, o que nos ajudou a alcançar e superar a meta prevista”, afirmou.

Priscilla também atribuiu os resultados à reorganização da rede de vacinação e ao reforço nas estratégias de comunicação. “A reestruturação da rede foi fundamental para chegarmos a esse patamar, assim como o trabalho de comunicação, que ampliou o alcance das informações e motivou mais pessoas a procurar os serviços. Além dos trabalhos extramuros com o Vacina Aqui, o Vacimóvel e a entrega das equipes que fizeram toda a diferença para atingirmos a expectativa que tínhamos no início do ano”, concluiu.

A Secretaria de Saúde reforça que as salas de vacinação seguem funcionando em todas as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com os horários de rotina, e orienta a população a manter a caderneta atualizada.

No município, dez unidades de saúde têm atendimento em horário estendido, com oferta de vacinação até às 20h. Sendo elas: UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000); UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro); UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro de Lourdes); USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi); UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia); UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício); UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).

Confira outras notícias: