Com base no novo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), Uberaba avançou mais uma etapa na consolidação da política habitacional. A presidente interina da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Regiane Isidoro, esteve em Belo Horizonte em visita técnica à Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG), com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e garantir o andamento de projetos estratégicos voltados à habitação de interesse social no município.
A agenda reforça um marco recente para Uberaba que foi a preservação da área da Cohab, localizada ao lado do Memorial Chico Xavier, que teve sua destinação assegurada para habitação popular, deixando de ser utilizada para fins de quitação de dívidas do Estado por meio do Programa de Pleno Pagamento de Débitos (Propag). A conquista foi resultado de articulação institucional liderada pela prefeita Elisa Araújo junto ao governador Romeu Zema e ao vice-governador Mateus Simões, com atuação técnica decisiva da Cohagra.
Durante as tratativas, a Cohagra apresentou estudos, esboço de projeto e justificativas fundamentadas no déficit habitacional de Uberaba e na importância estratégica da área para o desenvolvimento urbano e social da cidade. O projeto vem sendo construído de forma integrada entre Cohagra, Codemge e Cohab-MG.
Segundo Regiane Isidoro, a proposta inicial prevê um empreendimento multifuncional, com a implantação de uma torre hoteleira, seis salas comerciais no térreo, praça pública e a projeção de até 15 pontos comerciais. Na parte habitacional, estão previstas sete torres, totalizando 112 unidades na primeira fase. Os estudos indicam potencial de ampliação para até 500 unidades, sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP). O projeto final ainda está em elaboração.
Após participar do 1º Encontro Estadual Cohab Mais Perto, a presidente destaca que além das moradias, o projeto incorpora soluções inovadoras e inclusivas, como a análise de políticas de aluguel social e a possibilidade de destinar uma das torres exclusivamente para um condomínio voltado a idosos, reforçando o caráter social do empreendimento.
Outro ponto central da visita, que contou com a participação do diretor de Empreendimentos e Expansão, Paulo Sérgio Sartorato Júnior, e do servidor da Cohagra, Thiago Vitor Pena, foi o fortalecimento do atendimento aos mutuários da Cohab em Uberaba. Atualmente, o município conta com cerca de 1.200 mutuários, além de atender demandas regionais. “Diante desse cenário, foi solicitada a designação de um colaborador específico da Cohab-MG para apoiar as demandas locais e regionais, além da realização de mutirões de regularização fundiária e de escrituras, ampliando a capacidade de resposta às famílias”, destacou Regiane.
