A 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023, que teve início no dia 4 de setembro, no Museu de Arte Sacra, tem continuidade nesta semana.
Após o feriado da Independência, tiveram início, nesta segunda-feira, 11, as ações de Educação para o Patrimônio Cultural com públicos locais. As atividades voltadas para escolas públicas e privadas, formação de professores (Casa do Educador ou módulo escolar), servidores municipais, grupos, ONG’s, Organização da Sociedade Civil (OSC) e associações locais, vão até o dia 14 de setembro.
O encerramento da Jornada, nesta mesma data, será no Museu de Arte Decorativa de Uberaba, às 19h, com uma mesa redonda cujo tema é “Caminho do Patrimônio Cultural e sua Preservação”. Objetivo é proporcionar um debate e traçar metas de gestão com a comunidade, referente ao patrimônio cultural uberabense.
Nessa mesa redonda estarão representantes do Ministério Público, do Curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Curso de Arquitetura da Universidade de Uberaba (Uniube), do Aspirante Geoparque Uberaba e do Plano Diretor.
Este ano a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi intitulada “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.