Apresentadas propostas para o piso salarial da enfermagem e plano de carreira da GCM

Compartilhe este post

Cumprindo compromissos com os servidores municipais, a prefeita Elisa Araújo reuniu vereadores e representantes das categorias em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (7), para anunciar que serão protocolados, nesta quarta-feira (8), projetos que instituem o plano de carreira da Guarda Civil Municipal e o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares da Enfermagem, que será pago de forma retroativa a janeiro.

“Aqui tem uma gestora que tem palavra e reunimos os vereadores e os representantes das categorias para fazer esse anúncio”, salientou.
A secretária de Administração, Eclair Gonçalves, lembrou que houve um esforço concentrado para fazer com que essa propositura, uma das pioneiras no país, fosse cumprida conforme compromissado com a carreira dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiros.

Segundo ela, o projeto segue rigorosamente o que foi proposto na Lei Federal, que ainda está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. “Desse modo, Uberaba se antecipa na valorização e reconhecimento dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. Inclusive, hoje, no Município, o piso dos enfermeiros já é maior do que a Lei Federal propõe”, disse.

A reunião contou com a presença de 13 vereadores, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sindi-Saúde MG), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, dentre outros.

A representante do Coren-MG, pastora Regiane Evangelista Chaves Isidoro, acredita que Uberaba deu um passo muito importante. Ela ressalta que os servidores municipais da rede de saúde podem respirar aliviados porque vão receber o retroativo, com seu salário ajustado ao valor equivalente ao do piso, cujo reajuste trará uma qualidade de vida melhor para esses profissionais.

“Enquanto gestora e enfermeira tenho que agradecer todo o respeito e reconhecimento do Governo Municipal à classe da enfermagem”, afirmou a secretária adjunta da Saúde Valdilene Rocha. Ela considera o momento ímpar, lembrando todas as lutas e conquistas, acreditando em todo o país haverão chefes dos Executivos preocupados com esses profissionais, seguindo exemplos como esse de Uberaba.

GCM – O secretário de Defesa Social, coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, destacou que o projeto que cria o plano de cargos e salários para a Guarda Civil Municipal vem ao encontro de um anseio antigo da tropa há mais de 22 anos, trazendo mais segurança ao cidadão e valorização dos profissionais.
“Esse é um processo de estruturação, reconhecimento e fortalecimento, levando à realização de um trabalho com maior qualidade, dentro de treinamentos específicos, num processo de valorização da classe”, disse.
O titular da SDS lembrou que, desde 2021, a corporação tem passado por várias reestruturações como os investimentos em infraestrutura, com a inauguração do novo quartel da Mogiana, 26 novas viaturas, uniformes e treinamento de primeira qualidade, fazendo com que Uberaba tenha uma Guarda Civil das melhores e mais capacitadas do país.

Ações – Para o líder do Executivo na Câmara Municipal, vereador Almir Silva, é importante enaltecer o compromisso da prefeita com os enfermeiros, técnicos de enfermagem, cujo projeto está sendo protocolado junto com a matéria que se refere à Guarda Civil Municipal para o Legislativo.
Mas também ressaltou que o servidor, de maneira geral, também está sendo valorizado com o reajuste salarial e do tíquete. “Esse é um dia para ficar na história, porque saímos na frente, dando exemplo na valorização desses profissionais. Muitos esqueceram que há dois anos eram eles arriscando suas vidas em plena pandemia para que todos nós pudéssemos ficar em casa”, concluiu.


Tabelas trazem novos salários –
Se aprovada, a nova tabela de vencimentos iniciais das carreiras será de R$1.781,21 para assistentes de enfermagem, R$2.493,75 para técnicos de enfermagem de 30 horas e R$3.325,00 para técnicos com carga de 40 horas.
Já a revisão do Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal (GCM) e o Regimento Interno receberam o sinal verde da prefeita Elisa Araújo ainda no final de 2022. A chefe do Executivo ressaltou que os projetos seriam encaminhados ao Legislativo ainda no primeiro semestre de 2023, como maneira de valorizar a GCM e os servidores que esperam há mais de oito anos por esses benefícios.
Se aprovada, a tabela de vencimentos iniciais das carreiras da Guarda será de R$3.463,91 para agentes com carga de 30 horas e R$4.618,55 para agentes de 40 horas.

Confira outras notícias: