Uberaba aderiu ao Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e à Rede de Cidades Antirracistas, alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão foi formalizada no final de abril.
Cerca de 30 municípios brasileiros, como Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Duque de Caxias e Niterói, e 22 de toda a América, também aderiram ao Pacto que, na prática, cria a Rede Global de Cidades Antirracistas.
O grupo, que será presidido pela capital fluminense até fevereiro de 2024, tem quatro diretrizes: governança integrada e desenvolvimento territorial; educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação; combate às desigualdades étnico e raciais e ao preconceito; e patrimônio cultural e direito à cidade.
“Por meio da rede será possível compartilhar experiências de políticas públicas exitosas e nos apoiar mutuamente. Teremos a oportunidade de pensar e agir de forma coordenada para, de fato, beneficiar a população negra e os demais grupos étnicos socialmente vulneráveis”, pontuou a prefeita Elisa Araújo.
A adesão ao Pacto reforça as ações em curso, conforme Plano de Governo, voltadas à construção de uma Uberaba Antirracista.
Nessa relação, estão o Mapeamento Étnico Racial da População Negra da cidade; o Projeto Terreiro Legal, que já beneficiou mais de 50 Organizações Religiosas de Matriz Africana no Município, e ações de formação, diálogos e rodas de conversas nas escolas municipais e estaduais, em empresas e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Além disso, entre outras ações, Uberaba tem promovido e participado de reuniões técnicas e encontros com objetivo de orientar quanto às leis de incentivo à cultura e de empreendedorismo. “Quanto mais fortalecermos a Rede, mais rapidamente o antirracismo se tornará um método de ação”, afirmou a prefeita Elisa.

Geral
Elisa anuncia lei de incentivo para ocupação e geração de empregos no Centro
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, anunciou nesta quinta-feira (6), ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação,
