A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural (FCU), Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racional e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promoveu a 9ª Reunião da Rede Cidades Antirracistas – Pacto Global de Combate ao Racismo.
Ao abrir o evento, nesta sexta-feira, 25, a prefeita Elisa Araújo agradeceu aos que caminham junto ao Governo nessa luta e falou da importância da rede antirracista.
“Reforço meu compromisso enquanto líder regional de levar essa mensagem e fazer com que as cidades da região também façam parte do Pacto Global de cidades antirracistas”, afirmou a chefe do Executivo municipal, também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul).
Presidente da FCU, Cássio Facure reafirmou o compromisso da gestão na luta para tornar Uberaba uma cidade antirracista, segundo o plano de governo elaborado. “Não há mais espaço para a intolerância racial”, ressaltou.
O evento reuniu lideranças da cidade, região e de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Secretário de Direitos Humanos da Cidade de Pindamonhangaba, João Carlos Ribeiro Cançado disse que Uberaba está dando um passo gigantesco para pautar essa discussão em toda região. “Então, quero parabenizar e dizer que, agora, Uberaba conta com 72 cidades para dar apoio e fortalecer a luta no combate ao racismo”, afirmou.
A Reunião também contou com apresentação artística do Grupo Identidade Negra, com Keila Márcia, Carlos Antenor e João Neto, e uma exposição da fotógrafa Ruth Gobbo.

