Cirurgias eletivas serão retomadas a partir desta quarta-feira

Compartilhe este post

Diante da melhora no cenário de ocupação de leitos de urgência e emergência na rede de saúde pública, a Prefeitura de Uberaba estabelece, por meio de decreto, a retomada das cirurgias eletivas, a partir desta quarta-feira (24). A publicação, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está na edição do Porta-Voz desta terça-feira (23). As cirurgias estavam suspensas desde o dia 15 de abril.

As unidades hospitalares que atendem pelo SUS foram notificadas oficialmente da decisão, após reunião individual com cada um dos prestadores. Nas reuniões, foram abordados o cenário de ocupação de leitos para Uberaba e os 26 municípios da Macrorregião do Triângulo Sul e também o alinhamento e continuidade na elaboração do plano de contingência para momentos de altas demandas em urgência e emergência, de acordo com o perfil assistencial de cada instituição.

“Salientamos que no período de suspensão foi avaliado cada caso junto aos hospitais e foram mantidos os procedimentos oncológicos, cardíacos e obstétricos, assim como as cirurgias ambulatoriais que não requeriam internação hospitalar”, explicou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

No período, a SMS também intensificou o trabalho junto às instituições com monitoramento das equipes de desospitalização e do programa Melhor em Casa. “Trabalhamos com mais técnicos de enfermagem, assistentes sociais e toda uma equipe multidisciplinar para transferir os pacientes com perfil que permitia a continuidade de cuidados em outra instituição hospitalar de menor complexidade ou até mesmo em casa, obedecendo o perfil do programa e acompanhando o uso de medicação”, informou a secretária.

Confira outras notícias: