A presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), será homenageada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no dia 4 de junho, em Belo Horizonte, durante a abertura do 39º Congresso Mineiro dos Municípios. Elisa será agraciada com a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Mello de Azevedo”, condecoração conferida a personalidades e entidades que contribuem ou contribuíram em favor do municipalismo e do cidadão de Minas Gerais.
O anúncio oficial foi transmitido à prefeita Elisa Araújo nesta sexta-feira (24) pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, ao destacar que o congresso é considerado o maior evento político do Estado, no ano, por reunir prefeitos, vereadores mineiros, técnicos e assessores municipais, além de lideranças dos Governos estadual e federal, parlamentares e representantes de empresas e entidades públicas e privadas, fornecedores de municípios, entre outros.
De acordo com Marcos Vinícius, a homenagem à prefeita Elisa Araújo, que também é diretora regional/Triângulo da AMM, é uma forma de reconhecer o trabalho da chefe do Executivo junto à Prefeitura de Uberaba e sua liderança municipalista por meio da presidência da Amvale, nas gestões 2023 e 2024.
A Amvale, que foi idealizada pelas principais lideranças municipais da época, foi a consolidação de um grande projeto municipalista. Criada juridicamente em 14 de janeiro de 1976, a Associação surgiu da necessidade de se criar na região do Vale do Rio Grande uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
O primeiro presidente da Amvale foi o então prefeito de Uberaba, engenheiro Wagner do Nascimento (in memorian – gestão 1987/1988).

