Sesurb e Semetra fazem capacitação em Segurança do Trabalho em Altura

Compartilhe este post

Nesta quinta-feira (6), 12 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) participaram de um curso de capacitação em Segurança do Trabalho em Altura (NR-35), promovido em parceria com a Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra), ligado à Secretaria de Administração (SAD). A iniciativa visa garantir que os profissionais que atuam em atividades de risco estejam devidamente preparados para executar suas funções com segurança e eficiência.

Voltado especialmente para servidores que executam manutenção em prédios públicos e poda de árvores, o treinamento foi dividido em duas turmas. O objetivo foi assegurar maior aproveitamento do conteúdo, que abrange desde o planejamento e organização das atividades até o uso correto de equipamentos, como cintos de segurança, talabartes e trava-quedas. Além disso, servidores também foram orientados sobre situações de emergência e salvamento, assegurando uma atuação mais preparada.

A capacitação segue as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 35, que define os requisitos de prevenção para o trabalho realizado em altura, ou seja, a mais de dois metros do nível inferior, onde há risco de queda. “Estatísticas apontam que as quedas de altura estão entre as principais causas de acidentes graves e fatais no trabalho. Com este curso, garantimos que nossos colaboradores conheçam as técnicas, os equipamentos de proteção individual (EPIs) e os procedimentos corretos para eliminar ou minimizar os riscos, protegendo sua integridade física e saúde”, destacou Glauco de Oliveira.

Para a superintendente de Serviços Urbanos, Thaisa Meneghello Esselin e Oliveira, mais do que o cumprimento de uma exigência legal, a ação representa um investimento direto na valorização dos servidores públicos. “Servidores capacitados e seguros trabalham com mais confiança, eficiência e tranquilidade, refletindo em um serviço público de melhor qualidade para toda a população”, frisou.

Confira outras notícias: