A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Uberaba promove, no dia 12 de dezembro, o 11º Curso de Capacitação em Poda e Supressão de Árvores. A formação tem como objetivo ampliar o número de pessoas físicas e jurídicas habilitadas para atuar com manejo arbóreo na área urbana do Município.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente online, por meio do link https://forms.gle/9NA52EgyZAZVXjfH9, até às 18h do dia 1º de dezembro de 2025, sendo necessário anexar a documentação exigida, com limite de 10 MB por arquivo. O curso acontecerá das 8h30 às 17h, na Sala Verde dos Conselhos, localizada no Parque Municipal Mata do Carrinho, com intervalo para almoço das 12h às 13h30.
Não há limite de vagas, mas alguns critérios de participação devem ser observados. Candidatos menores de 18 anos precisam apresentar autorização assinada pelo responsável legal, documento de identificação e comprovante de matrícula em curso técnico ou superior reconhecido. Já os maiores de 18 anos devem comprovar o Ensino Fundamental completo ou apresentar autodeclaração de capacidade de leitura e escrita em português. Durante as atividades práticas de poda, todos os participantes deverão usar calçado fechado e calça comprida.
Para a inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante de escolaridade mínima (Ensino Fundamental completo). No caso de pessoas jurídicas, também é obrigatório o CNPJ da empresa.
A convocação dos inscritos e a programação do curso serão publicadas no Diário Oficial do Município – Porta-Voz, no dia 5 de dezembro, disponível em https://portal.uberaba.mg.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3318-0319 e 3318-0398, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não haverá atendimento presencial.
Receberão o certificado de conclusão os participantes que entregarem toda a documentação exigida, tiverem 100% de frequência e alcançarem mínimo de 60% de acertos na avaliação final. O gabarito será divulgado após as 18h do dia 12 de dezembro, e quem não atingir o percentual mínimo poderá se inscrever em edições futuras do curso.
A participação na capacitação representa o primeiro passo para o credenciamento junto à Semam. Para abertura do processo administrativo de credenciamento, será obrigatória a apresentação do certificado de conclusão, juntamente com os demais documentos exigidos.

