Prefeitura de Uberaba inaugura mais uma iluminação de Natal nesta quarta-feira (19)

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba realiza nesta quarta-feira (19), às 18h30, a inauguração da iluminação de Natal 2025, simultaneamente, na Praça Comendador Quintino (Praça do Grupo Brasil) e na Praça Zumbi dos Palmares. O projeto, que neste ano traz o tema “Contando nossa História”, terá uma programação especial nestes dois espaços simbólicos para a memória cultural da cidade.

Além da decoração temática preparada para celebrar o período natalino, o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, destacou que o evento contará com uma programação diversificada para envolver crianças, famílias e toda a comunidade. A abertura será comandada pelos alunos de Capoeira do Mestre Preto, seguida pela Feira Negra, iniciativa que valoriza a produção artesanal e empreendedora da população negra de Uberaba. O público também poderá prestigiar a apresentação de dança do Projeto Identidade Negra, que destaca expressões culturais e artísticas afro-brasileiras.

Entre as atrações culturais também estará o coral de alunos da Escola Estadual Brasil, composto por crianças de 6 a 11 anos, trazendo músicas natalinas que prometem emocionar o público. A programação ainda inclui gastronomia variada em food trucks, artesanato e outras atividades para toda a família.

A Praça Comendador Quintino surgiu no final do século XIX, tendo nomes anteriores como Alto das Cavalhadas e Largo da Piedade. Em 1894, passou a homenagear o Comendador João Quintino Teixeira. A região ganhou destaque com o Grupo Escolar Brasil, criado em 1909, que marcou gerações de alunos e tornou o local um importante centro educacional. No entorno, também funcionaram espaços tradicionais como a Loja Maçônica, o Cine Royal, e ainda, o Hospital Beneficência Portuguesa e o famoso “Cachorro-Quente do Japão”, consolidando a praça como ponto cultural e histórico da cidade.

Já a Praça Zumbi dos Palmares ocupa o antigo local da Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos por volta de 1850 e ligada a manifestações culturais afro-brasileiras, como Congado e Moçambique. A igreja foi demolida em 1924, e o espaço só foi revitalizado em 2006, quando recebeu jardim e a estátua de Zumbi dos Palmares. Hoje, a praça representa a memória e a resistência da população negra em Uberaba.

Confira outras notícias: