13ª Conferência Municipal de Saúde reúne população e aprova propostas para fortalecer o SUS em Uberaba

13 conferencia municipal de saude

Compartilhe este post

Foto: Alfredo Neto/PMU

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 11, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu usuários do SUS, trabalhadores do setor, gestores e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e as prioridades da saúde pública no município.

Durante a Conferência, foram apresentadas e votadas as propostas construídas coletivamente nos três Distritos de Saúde durante as Pré-Conferências, que são a etapa preparatória para o evento. Ao todo, foram elaboradas mais de 150 propostas, que passaram por discussão e deliberação dos participantes.

Ao final, foram aprovadas 30 propostas, sendo 12 de abrangência municipal, 12 para serem encaminhadas à 11ª Conferência Estadual de Saúde e seis para a 18ª Conferência Nacional de Saúde.

A Conferência contou com a participação de 154 pessoas, entre elas 57 delegadas e delegados, aptos a participar das discussões e votações. Ao longo do encontro, foram debatidos diferentes temas relacionados à saúde pública, proporcionando um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva.

Para a diretora-executiva da SMS e conselheira municipal de Saúde, Diênifer Ceretta Pimenta Mota, a participação dos diferentes segmentos foi fundamental para o resultado da Conferência.

“O evento foi um grande sucesso, pois foi marcado pela participação ativa da população, da gestão e dos trabalhadores da Saúde, que utilizaram esse espaço legítimo de diálogo e construção coletiva para apresentar propostas, compartilhar ideias e experiências, tendo como objetivo comum o fortalecimento e a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde oferecidos à população”, disse.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liliane Aparecida Moura Sousa Silva, uma Conferência de Saúde não se faz apenas com organização, estrutura ou documentos. Ela ganha sentido quando as pessoas ocupam esse espaço, fazem suas vozes serem ouvidas e participam das decisões que podem transformar a realidade da saúde em nossa cidade.

“Quero deixar um agradecimento muito especial aos usuários do SUS que estiveram presentes. Vocês são a razão e, ao mesmo tempo, parte fundamental de tudo isso. Cada experiência compartilhada, cada manifestação, cada ideia, cada proposta apresentada ajudou a construir uma Conferência verdadeiramente participativa”, destacou.

A secretária adjunta de Saúde, Eunice Simões, também ressaltou o caráter coletivo da construção do SUS, feito por muitas mãos. Segundo ela, a Conferência Municipal de Saúde representa justamente esse espaço de participação, diálogo e construção conjunta.

“É a partir da escuta da população, dos trabalhadores, da gestão e dos demais segmentos que podemos identificar prioridades e pensar em caminhos para aprimorar a saúde pública”, pontuou.

Com o encerramento da 13ª Conferência Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde dará continuidade ao processo de sistematização e encaminhamento das propostas aprovadas. O prazo para o envio das propostas destinadas às etapas estadual e nacional é até o final de agosto.

A Conferência Municipal representa, assim, mais uma etapa importante de participação social e fortalecimento da gestão democrática do SUS, permitindo que as demandas e contribuições da população de Uberaba sejam incorporadas às discussões das políticas públicas de saúde nas diferentes esferas de governo.

Confira outras notícias: